Imagem_157_0001
Titulo Seniores
Sub Título
Texto

Intervenção junto dos Idosos

A existência de um Plano de Intervenção junto dos Idosos tem vindo a permitir a realização de inúmeras atividades lúdicas e de lazer dedicadas aos mais velhos do concelho. O objetivo é o de combater a solidão, isolamento, e promover o envelhecimento saudável e ativo, melhorando assim a qualidade de vida e a auto estima da população sénior de Fafe.

Cartão Municipal Sénior

Com este cartão, pode beneficiar de descontos em determinados estabelecimentos de comércio local e em diversas áreas e usufruir de atividades promovidas pelo Município. 

Para ter acesso ao Cartão Municipal Sénior, basta deslocar-se até ao Serviço Social do Município, no edifício da Câmara Municipal de Fafe e apresentar o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, foto tipo passe e atestado de residência. (Pode aceder ao Requerimento do Cartão Municipal Sénior em baixo).

Programa Fafense Solidário

O Município de Fafe tem em prática um programa de apoio aos idosos isolados do concelho. O Programa designado Fafense Solidário tem como parceiros a GNR, os Bombeiros Voluntários, a Cruz Vermelha e 24 Juntas de Freguesia. Projeto em que os Vizinhos Solidários têm um papel fundamental, uma vez que vão contribuir para a proteção pessoal e segurança dos idosos através de uma vigilância contínua, sem violarem a vida privada do idoso.

Ginástica Sénior

O Município de Fafe promove, duas vezes por semana, aulas de ginástica aos séniores do concelho no Pavilhão Municipal.

As aulas decorrem todas as segundas e sextas -feiras das 09h30 às 10h30 e das 10h30 às 11h30. Para além disso, existem ainda aulas de hidroginástica e caminhadas intergeracionais. 

Um dia de Praia

Como já vem sendo hábito, por altura do Verão, o Município oferece aos idosos viagens à Póvoa de Varzim, durante o mês de julho.

Cada idoso tem direito a dois bilhetes, um na primeira quinzena do mês de julho e o outro na segunda. As inscrições podem ser efetuadas na Junta de Freguesia da Residência ou na Câmara Municipal, sendo os bilhetes, depois, distribuídos.

As viagens podem ser feitas individualmente, basta apresentar o bilhete no autocarro, ou então em grupo. A data do passeio é definida mediante acordo entre Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, sendo que os idosos são previamente avisados do dia.

Férias Seniores

As colónias realizam-se em diversos locais. São exemplos, nos anos transatos, as colónias em Apúlia, João Paulo II, Árvore, Barra e Espanha. 

Este ano, um grupo de mais de 200 idosos puderam usufruir de uma semana de férias em Sanxenxo (Espanha) e em Monte Gordo.

Semana Sénior e Dia Internacional Sénior

Durante a última semana de setembro, e por forma a assinalar-se o Dia Internacional Sénior, são promovidas diversas atividades. Este ano, os idosos puderam participar em aulas de hidroginástica e ginástica, em sessões de cinema, realizou-se um concurso de jogos de mesa e foi dedicado um dia para visita à Quinta da Malafaia.

Atividades de Inverno/Intercâmbio de Lares

Estas contemplam diversas atividades, desde teatro, passeios, intercâmbios de lares, magusto e baile de Carnaval, entre outras.

Viagens Temáticas

Todos os anos são realizados passeios para os idosos. Regista-se, por exemplo, em anos anteriores, o passeio ao Douro, visita ao Parque das Nações, a ida a Santiago de Compostela.

Este ano, realizou-se uma viagem a Aveiro. 

Para além destas, realizam-se outras atividades durante o ano: a comemoração do Dia dos Avós, as Marchas Populares Intergeracionais, a comemoração do Dia Internacional Sénior e do Dia Mundial da Terceira Idade.

Imagens

Em cartaz

Powered by: TextoVirtual.com