Imagem_136_01
Titulo Jardim do Calvário
Sub Título
Texto

O mais importante jardim público da cidade, tomou o nome do lugar onde foi edificado (Calvário, onde existiu uma pequena capela). A iniciativa da sua construção deveu-se ao então presidente da Câmara, José Florêncio Soares, e teve o apoio do ilustre brasileiro fafense comendador Albino de Oliveira Guimarães. A inauguração formal do jardim romântico, ocorreu em 26 de Dezembro de 1892.

Na altura da sua edificação, o Passeio Público era também um elemento tipificador da sociedade portuguesa da 2.ª metade do século XIX, frequentado por burgueses como lugar de convívio, lazer e ócio, comentando as últimas novidades, ouvindo música tocada por bandas nos coretos e assistindo a representações teatrais e ao lançamento de fogo de artifício.

Em 1912, foram construídos um belo lago e o coreto, que ainda existem. O jardim apresenta uma estrutura rectangular, é todo murado e revestido de frondosos cedros, tílias e carvalhos do norte.

O jardim continua a ser espaço de entretenimento, repouso, convivência e namoro, local privilegiado de onde se avistam paradisíacas paisagens.

Jardim do Calvário 

Travessa do Calvário 4820-333 Fafe

41º27´06.31”N / 8º10´05.20”O

Powered by: TextoVirtual.com