Imagem_390_01
Titulo Museu de Aboim e do Povo de Aboim
Sub Título Centro interpretativo e Aldeia Pedagógica da Montanha e do Centeio
Texto

Presente na aldeia de Aboim há muitos anos e visto como um ruína no meio do nada, o Moinho de Aboim foi recuperado graças à iniciativa da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe e do projeto LEADER. 

Com a colaboração dos descendentes do construtor do moinho e dos atuais proprietários, todos, em Aboim, se juntaram para reunir memórias e objetos que viriam a fazer parte do Museu. Na sua reconstrução, foram utilizados apenas materiais e técnicas tradicionais. 

O projeto, que ganhou força ao contar com o envolvimento da comunidade, foi apresentado às gentes da terra no dia 6 de Abril no âmbito das comemorações do dia Internacional dos Moinhos – Moinhos Abertos 2008.

Em 2007, o Moinho passou a integrar a Rede Portuguesa de Moinhos e a Sociedade Internacional de Molinologia. 

A freguesia, no sentido de complementar a temática usos e costumes da aldeia, decidiu criar o Centro Interpretativo - Aldeia Pedagógica da Montanha e do Centeio, instalado na antiga escola primária de Aboim. O espaço interativo, com multivalências, reúne "mini exploratórios e ateliers" onde é possível aprender, reviver e recordar. Este espaço educativo tem, ainda, à disposição atividades pedagógicas e visistas guiadas:

  • Moinho do vento;
  • Exposição "Montanha, Centeio, Alquimis da Terra"
  • Experiências sensoriaos - Sentidos da Montanha e Mandamentos da Montanha";
  • Laboratório Científico;
  • Teatrinho Mágico. 

Museu de Aboim e do Povo de Aboim 

Avenida da Igreja 4820-001 Aboim - Fafe

Mais informações: Presidente da Junta de Freguesia, António José Novais

Telm. 965371845

Imagens

Em cartaz

Powered by: TextoVirtual.com