TituloABASTECIMENTO DE ÁGUA
Texto
Ao longo dos últimos anos, a Autarquia de Fafe tem levado a cabo um forte investimento no alargamento e reconversão da rede de abastecimento de água potável por todo o município, servindo cerca de 80% da população.
Esta é uma aposta que irá continuar nos próximos anos, estando previstos investimentos na ordem dos 2 Milhões de euros, levando o Município de Fafe a estar na vanguarda das autarquias mais ativas no desenvolvimento social e ambiental.
A disponibilização deste serviço à população apenas tem sentido com a ligação das habitações à rede pública. A ligação à rede é obrigatória, estando previstas coimas para quem não o faça (Decreto-Lei 194/2009), sendo que para ramais até 20 metros esta ligação é totalmente gratuita.
Com a ligação à rede pública de abastecimento, garantem-se um conjunto de vantagens das quais se destacam:
- A boa qualidade da água, que é sujeita a análises constantes;
- Os resultados das análises são divulgados regularmente, conforme previsto por lei;
- A água da rede pública é mais económica do que a água engarrafada;
- Está acessível no ponto de consumo;
- É amiga do ambiente (evita o uso de garrafas de plástico).
O abastecimento de água pelo concelho é garantido pela Indaqua Fafe, empresa com a qual a Câmara Municipal de Fafe assinou, em 1996, o Contrato de Concessão da Exploração do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água do Concelho de Fafe.
O Município de Fafe primou, desde sempre, pela adoção de novas formas de gestão dos serviços públicos, prova disso é o facto de a INDAQUA Fafe ser a segunda concessão privada em Portugal, e a primeira a contemplar o ciclo integral da água (captação, tratamento e distribuição domiciliária).
Com a criação da empresa Multimunicipal Águas do Ave, verificou-se uma sobreposição parcial de atribuições entre esta empresa e a INDAQUA Fafe.
Pode consultar, em baixo, o Regulamento de serviço de distribuição de agúa no concelho e o Tarifário, que entrou em vigor em 2015.
- UF Agrela e Serafão
- UF Monte e Queimadela
- UF Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído
- UF Freitas e Vila Cova
- Travassós
- Revelhe
- Estorãos
- Ribeiros
- UF Moreira do Rei e Várzea Cova
- Passos
- Vinhós
- Medelo
- Arões (São Romão)
- Golães
- Fornelos
- Arões (Santa Cristina)
- Fafe
- São Gens
- UF Cepães e Fareja
- Armil
- UF Antime e Silvares (São Clemente)
- Quinchães
- Silvares (São Martinho)
- UF Ardegão, Arnozela e Seidões
- Regadas