bandeira.gif
75º aniversário da Organização das Nações Unidas

Mais de 180 edifícios icónicos e monumentos em toda a Europa serão iluminados este sábado, 24 de outubro, a azul para assinalar o Dia das Nações Unidas e o 75º aniversário da Organização.

Em Portugal, a iniciativa “Turn Europe UN Blue” conta com a participação de mais de 30 municípios, entre os quais se encontra Fafe, que irá iluminar o monumento Terra Justa o centro da cidade com a cor oficial das Nações Unidas.

O aniversário da Organização tem lugar num período de pandemia mundial, por isso, o secretário-geral da ONU lembra que a missão da ONU é "agora mais crucial do que nunca”. António Guterres sublinha que “enfrentamos desafios colossais” e que “com solidariedade e cooperação globais, podemos superá-los. Neste aniversário, apelo a todos, em todo o lado, que se unam. As Nações Unidas não só estão convosco... Como as Nações Unidas pertencem-vos e é: “nós os povos”.

O Presidente da Câmara Municipal, Raúl Cunha, explica que a comemoração deste 75º aniversário, revestida de um enorme simbolismo, reforça o espírito e a consciência das comunidades de que somos parte integrante da Organização das Nações Unidas, com a responsabilidade que os tempos e os desafios nos exigem” e lembra “a importância de assinalar e promover a paz e o desenvolvimento sustentável no respeito pelos direitos humanos, através da união entre todos os povos”.

O Autarca terminou afirmando que "o Município de Fafe orgulha-se de trabalhar, em consonância com os valores promovidos pela Organização  das Nações Unidas, na procura de uma sociedade mais justa, solidária, coesa e igualitária."

A campanha europeia “Europe Turns UN Blue” é promovida pelo Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental (UNRIC) com o apoio do subsecretário-geral da ONU Fabrizio Hochschild, conselheiro especial do secretário-geral para as Comemorações dos 75 anos das Nações Unidas.