Z62_3511.jpg
A 21 de março celebramos o dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial das Florestas

Esta comemoração, que remonta ao século XIX, pretende consciencializar todos os cidadãos para a urgência da preservação das florestas, sensibilizando acerca da sua importância e dos serviços ecológicos, ambientais e sociais por elas prestados.

Em sintonia com esta temática, o Município de Fafe está a promover a plantação de cerca de 10 000 árvores e mais de 6000 arbustos e herbáceas, ao longo das margens fluviais alvo da intervenção em curso, que tem como objetivo a renaturalização dos rios Vizela, Ferro e Bugio, preservando o seu património natural e tornando-os novamente acessíveis aos habitantes.

Para o efeito, foram escolhidas espécies nativas do nosso território, com importantes funções ecológicas, tendo sido plantados exemplares de amieiro (Alnus glutinosa), medronheiro (Arbutus unedo), aveleira (Corylus avellana), freixo-comum (Fraxinus angustifolia), loureiro (Laurus nobilis), carvalho-alvarinho (Quercus robur) e ulmeiro ( Ulmus minor)

O estrato arbustivo e herbáceo é igualmente importante e não foi esquecido. Irá contar com a plantação de espécimes de pilriteiro (Crataegus monogyna), sanguinho-de-água (Frangula alnus), escalheiro (Pyrus cordata), gilbardeira (Ruscus aculeatus), hipericão-do-Gerês (hypericum androsaemum) e madressilva ( Lonicera periclymenum).

Será ainda realizada a aplicação de 16 000 espécimes vegetais com alta capacidade de propagação, através de técnicas de estacaria-viva, de forma a impedir a erosão hídrica e consolidação das margens.

Assim que o projeto de renaturalização seja concluído, aproveite para vir conhecê-las e desfrute destes espaços de beleza singular e contacto com a natureza!