--01.jpg
Agenda cultural de dezembro complementa programa festivo de Natal

A programação cultural do mês de dezembro antevê, em complemento ao programa «Fafe, Cidade Natal», um conjunto diverso de eventos culturais.

O Município de Fafe, no âmbito do Plano de Capacitação Financeira da Região Norte (2ª edição), com o propósito de elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, irá acolher no dia 5 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fafe, pelas 09h15, a sessão relativa à temática “Empreendedorismo Local”.

Assinalando a passagem do aniversário de nascimento da poetisa maior de Fafe, Soledade Summavielle será homenageada no dia 7 de dezembro, a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal, com a apresentação e lançamento do livro "Soledade Summavielle - Obra completa (poesia e prosa)", numa edição do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, com recolha, introdução e notas de Artur Ferreira Coimbra. No dia dia anterior, dia 6 de dezembro, com o patrocínio do Município de Fafe, decorrerá a abertura de uma exposição sobre as mulheres na resistência, a decorrer no edifício dos paços do concelho.

O Teatro Cinema recebe, no dia 9 de dezembro, às 21:30, a comédia teatral “𝗢 𝗨́𝗹𝘁𝗶𝗺𝗼 𝗙𝗲𝗰𝗵𝗮 𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗮”, em mais uma iniciativa do Município de Fafe. O espetáculo, de autoria de Roberto Pereira, pretende divertir o público e assegura-o com o elenco que integra os atores Carlos Cunha, Erika Mota e Nuno Pires. Os bilhetes estão à venda na Ticketline em https://ticketline.pt/evento/o-ultimo-fecha-a-porta-78589 .

No dia 12 de dezembro, terá lugar no Teatro-Cinema, uma conferência intitulada "Minho: Território de Oportunidades", com organização da Comunidade Intermunicipal do Ave, pelas 15h00.

Assinalando o final do primeiro período letivo, a Academia de Música José Atalaya promove os seus concertos curriculares, nos dia 13, 14 e 15 de dezembro, no Teatro Cinema.

No dia 20 de dezembro, integrado no plano de atividades anual do Museu das Migrações e das Comunidades decorrerá, no Salão Nobre do Teatro-Cinema, a apresentação do livro “As Bicicletas de Toronto”, da autoria de Aida Baptista. O livro, que contém 70 crónicas sobre temas ligados à imigração, aspetos do quotidiano e do percurso de vida da autora, aborda o tema das migrações a partir de experiência individual.

Na última semana do ano, o Teatro Cinema acolhe, a 28 de dezembro, o “Natal em Família”, numa iniciativa da paróquia de Fafe, e no dia 29 de dezembro, pelas 21h30, a peça de teatro “Um Conto de Natal”, inspirado na obra de Charles Dickens, pela Associação Leões de Ferro. Os bilhetes estão à venda na Loja de Turismo de Turismo.