810_8195a.jpg
APURADOS OS 16 ALUNOS QUE REPRESENTARÃO FAFE NA FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A fase municipal do Concurso Nacional de Leitura (2020),  14ª edição, realizou-se na manhã desta quarta-feira, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Fafe.
O objectivo central do concurso é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral das crianças e jovens do concelho de Fafe.
Os 36  candidatos do concurso eram alunos dos Agrupamentos /Escolas do Concelho de Fafe, apurados no primeiro momento do CNL, distribuídos pelos seguintes níveis de ensino:

. 1º Ciclo do Ensino Básico - 11 participantes
. 2º Ciclo do Ensino Básico - 12 participantes
. 3º Ciclo do Ensino Básico - 12 participantes
. Ensino Secundário - 4 participantes

- Para o apuramento dos finalistas (4 aluno por cada ciclo de ensino), neste 2º momento do CNL procedeu-se a dois tipos de provas: escrita e oral.
A prova escrita foi efectuada em simultâneo por todos os alunos concorrentes. A prova oral teve dois momentos:
. 1º momento - Prova de leitura expressiva
. 2º momento - Prova de improviso
A ordenação final dos concorrentes resultou da avaliação do conjunto das provas prestadas das quais saíram vencedores:

1º ciclo :
. Ana Beatriz Lopes de Castro ( Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira)
. Lara Beatriz Marinho (Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira)
. Matilde Barbosa Oliveira (Agrupamento de Escolas Montelongo)
. Pedro Miguel Costa Magalhães (Agrupamento de Escolas Montelongo)

2º ciclo:
. Andreia Ying (A.C.R. Fornelos)
. Dinis Sidónio Miranda de Novais (A.C.R. Fornelos)
. Márcia Isabel Lopes Castro ( Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira)
. Rute Ariana Freitas Gonçalves ( Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira)

3º ciclo :
.Ana Luísa Leite Lobo ( Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira)
. Gonçalo Lopes (Agrupamento de Escolas Montelongo)
. Miguel Moreira Resende ( Agrupamento de Escolas Montelongo)
. Soraia Daniela Oliveira ( Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira)

Secundária:
. Bárbara Gonçalves Nogueira (Agrupamento de Escolas de Fafe)
. Joana Filipa Matos Costa (Agrupamento de Escolas de Fafe)
. Tiago Manuel Moura Gonçalves (Agrupamento de Escolas de Fafe)
. Tomás Barros (Agrupamento de Escolas de Fafe)

O júri foi constituído por Artur Coimbra, Chefe de Divisão da Cultura e Turismo do Município, Natércia Baptista, Coordenadora da Biblioteca Municipal e Rui Festa, Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares.
Os 16 alunos apurados ( 4 por ciclo) seguirão para a Fase Intermunicipal do CNL que decorrerá no dia 23 de abril em Vizela.