IMG-20230925-WA0031.jpg
Câmara de Fafe aprova por unanimidade mais investimentos em Educação
Cerca de 318 mil euros destinados às atividades de enriquecimento curricular, educação inclusiva e apoios sociais diretos para material escolar

A Câmara Municipal, na sua reunião de 25 de setembro, aprovou o protocolo para o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular com os três Agrupamento de Escolas do concelho, no valor total de 218.550 mil euros. Este apoio permitirá a cerca de 1500 alunos do Ensino Básico terem acesso a atividades que terão como prioridade reforçar o sentido de identidade com Fafe e ligar as crianças ao seu território e comunidade. Assim, o programa privilegiará o direito a brincar, a história e tradições locais, a cidadania e património, o desporto e a natureza, contacto com a ciência e língua inglesa.
O Executivo Municipal aprovou também o Protocolo de cooperação entre a CERCIFAF, a Câmara Municipal de Fafe, a Escola Secundária, a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha e o Agrupamento de Escolas Montelongo, de forma a garantir medidas de apoio à educação inclusiva, durante as interrupções escolares, no ano letivo 2023/2024. O protocolo contempla um apoio de 82,500 euros destinado a compensar as despesas previstas com recursos humanos, recursos materiais, alimentação dos alunos, transporte e outras despesas administrativas.
Também no âmbito da Educação, foi aprovada por unanimidade a proposta de auxílios económicos a 403 alunos com escalão A e B do 1ºCiclo do ensino básico. A Câmara Municipal distribuirá pelos agrupamentos uma verba de 18 mil euros que permitirá a distribuição de livros de fichas/atividades e material escolar aos alunos abrangidos. Com estes apoios cumpre-se um dos objetivos deste Executivo de promover a igualdade de oportunidades e o sucesso educativo dos alunos do concelho.
Foi aprovado ainda a minuta do júri constituído para avaliar a atribuição do Prémio Literário A. Lopes Oliveira/Câmara Municipal de Fafe – Estudos Histórico-Sociais de âmbito local ou regional (2021-2022). O Executivo validou a decisão por unanimidade atribuindo-se, em ex-aequo à obra ‘O Benemérito Manuel Batista Maia e a criação do asilo dos inválidos de Santo António’, de Artur Coimbra e Paulo Moreira e, na modalidade obras dirigidas a estudos sobre localidades/regiões, ao livro ‘O Nascimento da Unidade Vimaranense’, de Esser Jorge Silva. A distinção será entregue na sessão evocativa do 5 de outubro.

Outras deliberações
Foi aprovado, por unanimidade, a proposta de renovação de designação do cargo de chefe de Equipa Multidisciplinar, o requerimento dos trabalhadores carreira de informática não revista, o pedido de atribuição de subsídio para a Festa de Natal 2023 dos trabalhadores da Câmara Municipal de Fafe. Foi também aprovado o pedido de cedência do Teatro Cinema, pela Paróquia de Santa Eulália de Fafe, para dia 28 de dezembro, e a cedência do Pavilhão Multiusos, pelo Grupo Nun’ Álvares de Fafe. Os assuntos relativos a pedidos de apoio social foram aprovados por unanimidade.
Durante a sessão, o Presidente da Câmara deu conta do Ofício enviado pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas dando conta o reconhecimento e agradecimento pelo empenho e disponibilidade do Município de Fafe na organização do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa que se realizou em Fafe e Barcelos.
No período antes da ordem do dia, a Vereadora do Desporto, Paula Nogueira, felicitou a fafense Maria Costa, que representa o OFC Antime como guarda-redes, foi convocada pela primeira vez para a seleção nacional de Portugal no escalão sub-15, integrando uma lista de 50 atletas que vai trabalhar num estágio agendado para os próximos dias 2 e 3 de outubro, na Cidade do Futebol. Foi expresso voto de reconhecimento à participação da equipa feminina de futsal do Grupo Nun’Álvares pela participação na final da Super Taça de Futsal Feminina. frente ao SL Benfica.
Foram ainda felicitados pelo Executivo os pilotos e co-pilotos Hugo Magalhães, Gonçalo Cunha, Parcidio Summvielle, Jorge Oliveira e Diogo Costa pelos resultados obtidos em provas de automobilismo e Isabel Pereira, do Clube de Petanca de Estorãos pela prestação no Torneio Interassociações de Petanca, no Algarve.
Por fim, a Vereadora da Educação endereçou o reconhecimento e agradecimento aos Diretores dos Agrupamentos das Escolas de Fafe e a toda a comunidade escolar, encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares, pela estreita colaboração com os serviços municipais de Educação no arranque do ano letivo.