Câmara de Fafe aprova por unanimidade proposta revisão PDM

A Câmara Municipal de Fafe aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária de 6 de novembro, a proposta da 2ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), um documento essencial no ordenamento e gestão do território municipal.

A revisão do PDM de Fafe apresentada concede especial ênfase à extensão das áreas de acolhimento empresarial, com um aumento de 200% de área disponível para a instalação de empresas. A proposta privilegia as zonas industriais existentes, preparando já a instalação da zona industrial de Regadas, dando seguimento ao objetivo assumido por este Executivo: criar condições e meios para a fixação e promoção do tecido empresarial.

O PDM define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município, sendo o instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais. Trata-se de um instrumento fundamental para a gestão e ordenamento do território, para a salvaguarda e preservação do património natural e construído, e um veículo de desenvolvimento sustentável para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos.

Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal, destaca "a importância extrema deste instrumento territorial no desenvolvimento do concelho e, por isso, é necessário que se proceda à sua atualização de forma a contemplar o novo contexto e necessidades do território." "Este é um documento ambicioso, mas que reflete a nosso intenção de tornar Fafe um concelho mais desenvolvido, mais competitivo e mais atrativo para se viver e trabalhar.", rematou.

A proposta, agora aprovada, será submetida a discussão pública, durante 30 dias, seguindo-se a sua ponderação e versão final do plano.

Para acompanhar o processo de discussão pública, o Município de Fafe vai promover sessões de esclarecimento e disponibiliza uma aplicação com vista à desmaterialização e simplificação do processo de participação e contributo dos munícipes. Neste sentido, será concedida formação aos presidentes das Juntas de Freguesia, técnicos da Câmara Municipal e aos funcionários das juntas, com o objetivo de capacitar e qualificar as pessoas que lidam diariamente com estes processos, tornando-os mais simples e eficientes.