FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
Z62_3105A.jpg
Câmara de Fafe aprova protocolo com pólo de inovação da UMinho

O Executivo Municipal reunido no passado dia 22 de janeiro, aprovou, por unanimidade, o protocolo de colaboração a estabelecer entre o PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros e o Município de Fafe, que prevê o reforço tecnológico do tecido empresarial do concelho baseado numa estratégia de cooperação.

Entre outros aspetos, o protocolo estabelece linhas de intercâmbio de conhecimentos e competências de âmbito técnico e científico, oportunidades estratégicas de investigação, parcerias e definição de apoios conducentes à execução de projetos de investigação e desenvolvimento, cooperação na realização e promoção de teses de mestrado e doutoramento em empresas do concelho, valorização do potencial dos sistemas locais de inovação, formação avançada de recursos humanos mais qualificados, reforçar a intensidade tecnológica e contribuir para a consolidação do reconhecimento do concelho como um território inovador, gerador de emprego e de valor económico.

O PIEP é uma associação de matriz tecnológica e científica com modelo de gestão empresarial constituído em 2000 por iniciativa da indústria e em estreita relação com a Universidade do minho e IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas. Desenvolve a sua atividade de consultoria técnica e científica com as indústrias automóvel, aeroespacial, calçado, têxtil, naval, energia, transportes, saúde, desporto, acústica e segurança rodoviária.

Este protocolo resulta do esforço e compromisso do Município de Fafe em estabelecer uma aproximação aos centros de interface tecnológicos e científicos existentes na região para que a sua presença se intensifique junto do tecido empresarial de Fafe e as redes de colaboração possam contribuir para aumentar os níveis de competitividade das empresas e promover a sua participação em ações de inovação e valorização do conhecimento cientifico-tecnológico.

Regulação da atribuição de bolsas de estudos e protocolo com a Cruz Vermelha

A Câmara aprovou ainda uma proposta de redação do regulamento para atribuição de bolsas de estudos e de mérito, que segue agora para discussão pública. O documento enquadra o apoio aos estudantes e às suas famílias, regulando entre outros aspetos, os mecanismos de submissão de candidatura que passa a efetuar-se por via digital, implicando ainda o registo do/a candidato/a na plataforma digital dos apoios sociais. Desta forma fica excluído do processo qualquer trânsito documental em papel.

As bolsas de estudos destinam-se a jovens com carências económicas e rendimento escolar excecional (para o caso das bolsas de mérito).

A Câmara deliberou favoravelmente os termos do protocolo a estabelecer com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, destinado ao apoio aos Centros de Convívio - parceria do Município de Fafe com a Cruz Vermelha para a dinamização dos centros de convívio do concelho, através da Equipa UNIR - assegura a criação e manutenção de atividades junto dos seniores, garantindo um trabalho concertado e eficiente na promoção da cidadania e envelhecimento ativo dos residentes nas diversas freguesias do concelho. A UNIR desenvolve a sua ação através de um conjunto de voluntários, agentes locais e entidades parceiras, e dinamizará, a partir de fevereiro, atividades a realizar em 20 centros de convívio no concelho de Fafe.

Outras deliberações

Na mesma reunião foi ainda aprovada a matriz de critérios no âmbito do regulamento de apoio a entidades/organismos legalmente existentes e a atividades de interesse municipal no Município de Fafe,na área do Desporto e Cultura. Da ordem de trabalhos constava ainda uma proposta de contrato de comodato com a Associação Cultural e de Solidariedade Social de Regadas para utilização de um edifício municipal para serviço de creche, que foi aprovado, seguindo no mesmo sentido de aprovação a proposta de desvinculação do Município de Fafe como associado e membro da Academia de Música José Atalaya.

A Câmara aprovou por unanimidade o ato de doação de cerca de 500 livros da coleção pessoal do Conselheiro de Estado, Dr. Luís Marques Mendes, assim como uma proposta de constituição de direito de superfice a favor da freguesia de Fornelos para constituição de um modelo de habitação colaborativo e comunitário.

A Câmara tomou conhecimento das cedências de equipamentos municipais desportivos e culturais, solicitados para a realização de diversas atividades.

Antes da ordem do dia

No período antes da ordem do dia, por proposta da Vereadora do Desporto, Paula Nogueira, foi aprovado por unanimidade um voto de louvor à equipa de futsal femimino do Grupo Nun'Álvares pela conquista da Taça da Liga, frente ao Novasemente, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Tendo sido apresentadas felicitações e reconhecimento público aos atletas e clubes fafenses pelos êxitos alcançados em diferentes provas e desempenhos:

A Mafalda Freitas e Matilde Oliveira, que foram novamente convocadas para um treino a 18 de janeiro da Seleção Regional Feminina Sub-16 da Associação de Andebol de Braga; João Belmonte, João Costa, João Guilherme Alves, José Pedro Barbosa, Lucas Freitas e Vicente Correia, convocados para um treino a 22 de janeiro da Seleção Regional Masculina Sub-14 da Associação de Andebol de Braga;

A Inácio Pereira do Núcleo de Árbitros de Futebol de Fafe (AF Braga), eleito o Melhor Árbitro Assistente na categoria AAC1 2023.

No Atletismo, a SR Cepanense que participou com 22 atletas na III Edição da São Silvestre Cidade da Trofa 2024 (10 km), realizada a 13 de janeiro. Destaque para a atleta Manuela Bento foi 1ª classificada na categoria F60.

À fafense Cátia Mendes, militar da GNR da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro foi Vice-Campeã no Campeonato Nacional das Forças Armadas e das Forças de Segurança em corta-mato. A delegação da GNR foi ainda a melhor no troféu feminino, contribuindo a militar fafense com um 2º lugar na geral e na categoria sénior.

No Desporto Adaptado, felicitações aos atletas da CERCIFAF que marcaram presença e conquistaram títulos no ambito dos Campeonatos Nacionais de Pista Coberta da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI Portugal), realizados a  14 de janeiro, no Altice Fórum Braga.

A CERCIFAF marcou presença com cinco atletas, tendo conquistado 9 medalhas (5 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze) e 2 recordes nacionais:

- Jennifer Nogueira (1500 metros marcha - Síndrome de Down - M35): medalha de ouro e recorde nacional (12.51.68);

- Luís Gonçalves (200 metros - Síndrome de Down - Seniores): medalha de ouro e recorde nacional (29.79);

- Luís Gonçalves (60 metros - Síndrome de Down - Seniores): medalha de ouro (atual detentor do recorde nacional - 8.59 - 19/02/2011);

- Luís Gonçalves (salto em comprimento - Síndrome de Down - Seniores): medalha de prata;

- Márcio Castro (60 metros - Desenvolvimento - Seniores): medalha de prata (atual detentor do recorde nacional - 7.96 - 13/01/2019);

- Márcio Castro (salto em comprimento - Desenvolvimento - Seniores): medalha de prata;

João Machado (lançamento do peso - Síndrome de Down - Seniores): medalha de ouro (atual detentor do recorde nacional - 10.16 - 13/02/2019);

- João Machado (salto em comprimento - Síndrome de Down - Seniores): medalha de bronze.

No futebol, Mya Teixeira e Soraia Costa, atletas do Desportivo Ases de São Jorge, foram convocadas pela Selecionadora Joana Carvalho da Associação de Futebol de Braga, para um treino de preparação para a Festa do Futebol Feminino.Maria Costa, atleta do OFC Antime, integra novamente a convocatória da Seleção Nacional Feminina de Futebol Sub-15 para um estágio na Cidade do Futebol a realizar nos dias 22 e 23 de janeiro. A fafense, Margarida Hintze, atleta do GCD Águas Negras de Tabuadelo, alcançou pela 2ª vez a Fase de Apuramento de Campeão Nacional de Futebol da 3ª Divisão.

No Futsal, Dinis Pinto, Martim Ferreira, João David, Gonçalo Freitas e Miguel Silva, atletas dos GCR Nun’ Álvares foram convocados para dois treinos de preparação nos dias 15 e 16 de janeiro da Seleção Distrital Sub-15 da Associação de Futebol de Braga.

Na modalidade de Karaté, a Associação de Karaté de Fafe, sob a Direção Técnica de Sónia Marinho (Grau II) e o Centro Budo de Fafe, sob a Direção Técnica de Armando Novais (Grau II), foram certificados como Centro de Prática pela Federação Nacional de Karaté de Portugal. Leonardo Pereira (Kumite Sénior), atleta do Centro Budo de Fafe, Mariana Lopes (Kumite Iniciada) e Francisco Carvalho (Kumite Júnior), atletas da AK Fafe, foram três dos vinte e dois atletas convocados para representar a Zona Norte no Torneio de Seleções que se realizou a 21 de janeiro no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt