Câmara de Fafe investe 672 mil euros na requalificação urbana

O Município de Fafe está a executar a obra de requalificação na Rua Raul Brandão, Travessa Raul Brandão, Praceta Prof. Laurentino Monteiro e Rua João Crisóstomo (desde o cemitério Municipal até à Igreja Matriz). O objetivo desta empreitada é garantir melhores condições de mobilidade no espaço urbano.

Com um investimento na ordem dos 672 mil euros, esta obra pretende dotar aquele espaço com melhores condições para a circulação entre múltiplos utilizadores (circulação pedonal e de veículos), promovendo, assim, uma mobilidade urbana mais harmoniosa e eficiente.

A empreitada terá a duração previsível de 10 meses e será dividida em quatro fases, de modo a minorar os inconvenientes para moradores e automobilistas.

O projeto prevê a reorganização das principais morfologias do espaço urbano, como a caracterização formal dos perfis dos arruamentos e passeios com pequenos logradouros, a definição dos materiais de revestimento e pavimentação, caracterização das zonas arborizadas, redefinição da localização dos sistemas de iluminação pública, o mobiliário urbano, a sinalética rodoviária e informativa e bem como o estudo do sistema de armazenamento de lixo.

Este é um projeto que vai de encontro às necessidades demonstradas pela população, sem adulterar os princípios orientadores das intervenções de requalificação urbana que tem sido implementado na requalificação urbana da cidade.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explica que o Município de Fafe reitera a continuidade das políticas que visam o progresso social e proporcionar  melhores condições de vida para os fafenses.  Este projeto verte as políticas que desenhámos para o desenvolvimento do nosso Município e que têm como principal preocupação o bem estar das pessoas.
Esta requalificação centrou-se fundamentalmente no contributo para reorganizar o espaço coletivo. Procuramos afirmar este espaço como público, de acesso a todos os habitantes, eliminando as barreiras arquitetónicas que contribuem para um espaço diferenciado e de inclusão.
Esta obra representa uma mudança importante no quotidiano dos utilizadores daquele espaço que passarão a usufruir de uma mobilidade eficiente e harmoniosa.”

O investimento desta empreitada de Requaificaçaõ Rua Raul Brandão, Travessa Raul Brandão, Praceta Prof. Laurentino Monteiro e Rua João Crisóstomo é comparticipado por fundos comunitários no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) e dos Planos de Ação de Regeneraçaõ Urbana (PARU), ambos do Programa 20 20.