810_1061a.jpg
Câmara de Fafe investe 9 milhões na Reabilitação do Bairro da Cumieira

Iniciarão em breve, os trabalhos dos arranjos exteriores do Bairro da Cumieira em Fafe. Um projeto que representa um valor superior a um milhão de euros, pretende responder à carência de ligações na envolvente do Bairro da Cumieira e definir novos espaços de estadia e lazer, com novos caminhos pedonais e novas zonas pavimentadas, bem como a criação de dois novos eixos rodoviários, um espaço de lazer e desporto e novas zonas pavimentadas.

Requalificação integral de 11 Blocos habitacionais e 195 habitações. Este projeto está inserido no processo da Reabilitação do Bairro da Cumieira, cujas obras tiveram início em fevereiro de 2019.

Uma obra de requalificação interna e externa de 11 blocos habitacionais, com a realização de obras de eficiência energética com a substituição de telhados, a colocação de isolamento térmico e acústico e novas caixilharias. Uma intervenção que abrange um total de 245 habitações.

Nas 195 habitações propriedade do Município estão também a ser realizadas intervenções de requalificação profundas: de pintura, substituições de pisos, madeiras e portas, novas casas de banho, cozinhas e substituição das canalizações.

A Câmara Municipal acompanha de perto as obras de requalificação bem como todo o processo de realocação das famílias para as habitações provisórias, pelo período da realização das obras. A Câmara assume também a logística de todo o processo, nomeadamente, o transporte dos bens para as habitações provisórias e o regresso das famílias à morada definitiva, bem como todo o acompanhamento burocrático que isso implica.

Acompanhamento Social

Paralelamente a este grande projeto de reabilitação, estão a decorrer no Bairro da Cumieira três projetos sociais, o “Projeto EI! - Educação para a inclusão”, o “Projeto Trilhos Interculturais” e o projeto GPS4G que acompanham a população residente.

Estes projetos têm como objetivo a integração da comunidade em geral e da comunidade cigana mais especificamente, com base numa ação multidimensional e interinstitucional, assente em estratégias e ações promotoras da interculturalidade e na participação cívica, geradora de uma igualdade de oportunidades e coesão social no território, bem como a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O GPS4G tem como objetivo a criação de uma Associação de Moradores, representativa dos interesses da população aí residente, que desenvolverá atividade numa dupla vertente: por um lado fará a interlocução junto de outras entidades para a promoção da qualidade de vida no bairro e, por outro lado, fará a dinamização de eventos de caráter cultural, social e desportivo.

Recorde-se que o Município de Fafe tem disponíveis, desde 2014, diversos programas de apoio à população como o apoio à renda, o apoio aos cuidados de saúde, o programa abem (medicação), apoio psicológico, bolsas de estudo, o programa de emergência Social (pagamento de despesas familiares), entre outros aos quais os residentes do Bairro da Cumieira são também beneficiários.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explica que promover o direito à habitação condigna ajuda na erradicação da pobreza. Nenhuma sociedade cresce sem um nível de coesão territorial e social forte e sustentado. Ao requalificarmos este Bairro da Cumieira, estamos a contribuir para um desenvolvimento harmonioso da nossa cidade, a todos os níveis.”

O Autarca afirma que estamos a desenvolver um enorme projeto social pensando nas pessoas e dirigido às pessoas. Um projeto transversal que abrange a parte física da obra bem como o acompanhamento efetuado à população residente.

Estamos a trabalhar na melhoria de condições das habitações existentes no Bairro da Cumieira (uma obra aguardada pelos habitantes desde há muito tempo), bem como nos arranjos exteriores que vão dar a dignidade que aquele espaço habitacional merece. Estão também a ser desenvolvidos três grandes projetos sociais que têm como objetivo principal o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social e a igualdade de oportunidades.”

Terminou salientando queo grande desafio do futuro que se coloca a toda a comunidade é promover a inclusão e a integração sustentáveis, agregando a sociedade como um todo, garantindo que ninguém fique para trás.

Consideramos que a Reabilitação do Bairro da Cumieira é o maior investimento de sempre na inclusão e na integração feito em Fafe e vai permitir dotar aquele espaço de mais e melhores condições de vida para as pessoas que lá residem e as que futuramente lá irão residir.