imagem_16_01.jpg
Câmara Municipal de Fafe aprova Orçamento de 43 Milhões de Euros

A Câmara Municipal de Fafe aprovou, na reunião de 30 de novembro, o Orçamento para o ano de 2021, no valor global de 43 milhões de euros, superior ao orçamento de 2020 em 3 milhões de euros.

Um Orçamento construído tendo em consideração o contexto atual devido à situação de pandemia, que é verdadeiramente excecional e novo.

Um orçamento que, apesar do aumento das despesas correntes motivadas pela atual situação pandémica, permite, mesmo assim, transferir da receita corrente 1,5 milhões de euros para podermos aplicar em investimento, o que representa uma poupança significativa.

É um orçamento de continuidade, que tem como base o planeamento estratégico do mandato e foi elaborado com uma preocupação constante de rigor, equilíbrio e prudência, dando sempre prioridade às pessoas, como é apanágio das políticas assumidas desde o início das funções deste Executivo.

Neste orçamento, mantêm-se as políticas de descentralização, colocando os recursos financeiros à disposição das Juntas de Freguesia, no montante de 2 milhões de euros para que estas possam concretizar os projetos que nas suas freguesias mais falta façam.

No seguimento das políticas assumidas no início do mandato de apoio às pessoas e às famílias, de salientar a relevância das funções sociais que, para o ano de 2021, totalizam os 16,2 milhões, destacando o investimento contínuo em ações sociais, habitação e serviços coletivos, educação e serviços culturais e recreativos.

De destacar também o investimento de capital na ordem dos 15,6 milhões de euros, que contempla a execução de um conjunto de obras de grande relevância para os fafenses, como a conclusão da obra de recuperação do Bairro da Cumieira; a reabilitação do espaço público da zona envolvente deste Bairro; a construção da nova Piscina Municipal; as obras para a erradicação das coberturas com amianto nas escolas, bem como a construção do pavilhão da escola Prof. Carlos Teixeira e ainda as obras de requalificação e manutenção em vários edifícios escolares do concelho.

Neste orçamento é ainda realçada a continuidade do investimento na rede viária de todo o concelho, com a requalificação/regeneração de um conjunto de arruamentos, vias e passeios da nossa cidade e do nosso concelho, do qual se salienta a regeneração urbana no Bairro do Retiro e o início das obras de reparação da zona de Stº Ovídio e S. Brás.

Destacamos, ainda, a execução da obra que vai levar o abastecimento de água ao lugar da Cheda, em Queimadela.

Será, também, dada continuidade ao exercício de uma política de proximidade e de apoio às associações, coletividades e instituições que, no nosso concelho, lidam mais diretamente com a intervenção social, quer aos idosos bem como àqueles que se dedicam ao trabalho com as nossas crianças e jovens.

No que respeita às empresas, para além das medidas de apoio e do programa dirigido ao comércio local, implementado em parceria com a Associação Empresarial e Comercial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, que apelidamos de “Fafe Mais”, de salientar a criação da Zona Industrial de Regadas que, no próximo ano, sofrerá um impulso decisivo.

Raul Cunha afirma que “este Orçamento foi elaborado com base numa política de rigor e uma situação financeira saudável e equilibrada. É um orçamento focado no apoio às pessoas, às famílias e às empresas.

Neste momento particularmente difícil devido às consequências da pandemia que assola todo o mundo, a Autarquia mantém neste orçamento medidas de estímulo à economia, nomeadamente, através de um compromisso forte e determinação em lançar um conjunto de obras públicas que ajudem nesta nossa vontade de ter um papel ativo na retoma da economia em Fafe.

O Autarca terminou, salientando “que este Orçamento para o ano de 2021, no valor de 43 milhões e cem mil euros, é um plano ambicioso, prudente e permitirá manter Fafe numa trajetória de crescimento e de desenvolvimento harmonioso do nosso concelho, sem deixar ninguém para trás e concentrado no objetivo de fazer por Fafe sempre mais e melhor!”

Os documentos das Grandes Opções do Plano e Orçamento vão ser discutidas e votadas na próxima sessão da Assembleia Municipal de Fafe.