850_2849a.jpg
Câmara promove sessões de esclarecimento nas freguesias sobre o Projeto BUPI

A União de Freguesias de Moreira de Rei e de Várzea Cova recebeu as duas primeiras sessões de esclarecimento promovidas pela Câmara Municipal de Fafe relativas ao Projeto BUPI  (Balcão Único do Prédio). As sessões foram apresentadas pelo Vereador do Ambiente, Raul Cunha, acompanhado pelo presidente da União de Freguesias, Júlio Alves, e pelo corpo técnico responsável pelos balcões BUPi em Fafe.

A EBUPI é uma Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado que tem como objetivo garantir a expansão do sistema de informação cadastral simplificado, para agregar informação local e criar uma base de conhecimento relevante sobre o nosso território. Nesse sentido, foi desenvolvido o Balcão Único do Prédio (BUPi) que permite a implementação do Número de Identificação do Prédio (NIP), um identificador numérico que permitirá agregar, num único documento, toda a informação sobre a caraterização dos prédios e os seus titulares. O BUPi é uma plataforma simples e gratuita que permite aos proprietários identificarem os seus terrenos através de um conhecimento cada vez mais abrangente do território.

Até ao final do mês realizar-se-ão sessões de esclarecimento nas freguesias de Medelo, Revelhe, União de Freguesias de Monte e Queimadela, Ribeiros, União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, Travassós e Estorãos. Entre 21 de fevereiro e final de março, estas freguesias colocarão ao dispor o atendimento BUPI, de acordo com o calendário (tabela).

Entretanto, está agendada para dia 11 de fevereiro, às 15 horas, a sessão pública do Projeto, com organização conjunta da CIM do Ave e do Município de Fafe, e que contará com a presença dos presidentes das câmaras que integram a CIM do Ave (Comunidade Inter Municipal do Ave).