12-anos.jpg
“Casa Aberta” | Maiores 12 anos

A vacinação contra a Covid-19 na modalidade de “Casa Aberta” está disponível a partir de hoje, dia 23 de agosto, para jovens com idade igual ou superior a 12 anos, de acordo com a task force que coordena o processo de vacinação.

A recomendação da Direção-Geral de Saúde para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a Covid-19.

Cerca de 150 mil menores foram vacinados contra a Covid-19 no último fim de semana.

Também a partir de hoje, os utentes poderão também ser vacinados, através desta modalidade “Casa Aberta”, em qualquer centro de vacinação, desde que recorram ao sistema de senha digital.

Para usufruir deste sistema é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado. O número de senhas disponível está limitado à capacidade de cada centro de vacinação.

“Para esta modalidade, será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única”, refere a task force em comunicado.

De acordo com a norma n.º 004/2021 da DGS, recomenda-se que a vacina da Janssen, seja utilizada:

• Em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos;
  • Em pessoas do sexo feminino com idade igual ou superior a 50 anos;
  • Em pessoas do sexo feminino com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos, individualizada, podem ser vacinadas com a vacina Janssen, desde que se obtenha o seu consentimento livre e esclarecido.