FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
-_FEED.jpg
Centenário do Teatro Cinema de Fafe marca programação de janeiro

O Teatro Cinema de Fafe comemora, a 10 de janeiro de 2024 o seu centenário, marcando, desta forma, a agenda cultural do concelho. A sala de espetáculos será objeto de um ciclo comemorativo, ao longo de todo o ano, que envolverá teatro, música, dança, conferências, exposições, arte digital e visitas guiadas. 

No dia em que se assinalam 100 anos após a inauguração do Teatro Cinema, o fadista Camané apresenta um espetáculo em que percorre alguns dos seus trabalhos mais icónicos. A viagem musical começa nos primeiros álbuns, editados nos anos 90, e segue até ao mais recente disco, Horas Vazias (2021).Camané apresenta-se com os cúmplices de sempre José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola de fado) e Paulo Paz (contrabaixo). O concerto tem inicio marcado para as 21h30e os bilhetes estão disponíveis na Ticketline(https://ticketline.sapo.pt/evento/camane-horas-vazias-79605). 

O concerto sucede, no mesmo dia, à sessão solene, que terá lugar pelas 18h30, no SalãoNobre do Teatro Cinema, momento evocativo que marca o arranque das comemorações da efeméride.

A 20 de janeiro, o músico fafense, Valter Lobo, atua em “casa” e apresenta no Teatro Cinema o seu projeto mais recente “Primeira Parte de um Assalto”, novo disco produzido e gravado por Pedro Sousa Moreira num moinho de vento centenário (Casa do Vento, Torres Vedras) e é uma edição de autor. 

As comemorações do Centenário do Teatro Cinema incluem um espetáculo de comédia, na noite de 27 de janeiro com o humorista, Pedro Tochas, que faz a sua estreia em Fafe onde se espera uma noite divertida e animada. 

No fim de semana de 13 e 14 de janeiro, o espetáculo “Primo vere” , a primeira parte da ópera Carmina Burana, transformará o Teatro Cinema num imenso palco. O projeto envolve várias entidades culturais de Fafe que apresentarão, ao longo do ano, as restantes peças com o objeto de um evento final a realizar-se em dezembro de 2024. Este trabalho tem coordenação articulada da Escola Bailado de Fafe e da Academia de Música José Atalaya.. 

Na sexta-feira, dia 19, a Sala Manoel Oliveira está reservada para uma noite de Jazz pela Fanfart.



Época festiva prossegue e dá as boas vindas ao novo ano

Ainda no âmbito da programação natalícia, teremos, no inicio do ano, o Concerto de Ano Novo pela Orquestra Orff na noite de 6 de janeiro, no Estúdio Grupo Nun’Álvares.Como habitual, a tradição dos Cantares de Reis mantém-se com o XXXVII Encontro de Cantadores de Reis do Concelho, que acontece a 7 de janeiro, em vários espaços da cidade – Teatro Cinema, Igreja Nova e Grupo Nun’Álvares - , e a final no Multiusos de Fafe.

No fim de semana de 26 e 27 de janeiro, o Teatro Cinema, acolhe as 1ªs Jornadas de Direito Administrativo, uma organização conjunta da Escola de Direito da Universidade do Minho e Câmara Municipal de Fafe, que reunirá em Fafe os maiores especialistas em direito administrativo do país, assim como as altas entidades da justiça portuguesa.

No final do mês, o Teatro Cinema acolhe sessões de Teatro Pedagógico: “The Detectives”, no dia 30, direcionado aos alunos do 9º ano, e “My Heart Theatre”, para as turmas de 11º ano.


Biblioteca Municipal mantém dinâmica em 2024

Biblioteca Municipal apresentará, como é habitual, um programa próprio, com destaque para a Mostra Documental “Vive o instante que passa. Vive-o intensamente até à última gota de sangue.”/ Virgílio Ferreira [28/01/1916 – 01/03/1996], as oficinas lúdicas, contos e os workshops para crianças. Terá lugar ainda uma sessão, com a psicóloga Paula Gonçalves, “Entre Páginas e Emoções "Envelhecimento do Cérebro" e os já habituais Bibliocontos.


O programa cultural de janeiro apresentado pelo Município procura manter o ritmo da diversidade oferecendo música, teatro, exposições, literatura e, acima de tudo, festejar o centenário do Teatro Cinema com uma programação eclética e iniciativas que procuram o envolvimento e participação da comunidade.

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt