af-web-natal-fb-05.png
Cidade Natal 2021 traz luz e animação a Fafe

A época natalícia começa a brilhar em Fafe a partir do próximo dia 1 de dezembro com a inauguração da iluminação decorativa.Uma árvore gigante e diversas decorações alusivas à época trazem à cidade uma cor especial e um ambiente mágico. O arranque desta quadra será marcado por um magnífico concerto da Banda de Golães no Teatro Cinema. A entrada para o espetáculo é livre, com início marcado para as 17h00.

Num esforço conjunto, Câmara Municipal de Fafe e Associação Empresarial de Fafe, empenham-se para que o mês festivo de dezembro seja vivido de forma especial e em espírito de celebração, onde o apelo ao cumprimento pelas regras de higiene será permanente, tendo em vista um bem maior que é preservar a saúde de todos e proporcionar ao comércio local a oportunidade de enfrentar este período com o apoio, a presença e o envolvimento de todos.

O programa envolve concertos, espetáculos de dança e patinagem, uma sessão de coros de Natal na Igreja Nova, mercado de Natal, animação de rua e atividade cultural com literatura para os mais novos e cinema para os seniores.

Na Biblioteca Municipal, terá lugar durante todo o mês, sessões de leitura e dramatização do conto “Feliz Natal Lobo Mau” de Clara Cunha e ateliês de Natal.

No fim de semana de 3 a 5 de Dezembro, acolhemos em Fafe a Taça de Portugal em Patinagem Artística, um evento que se realiza no Pavilhão Multiusos, com entrada livre e que acolhe cerca de 400 atletas de todo o país, numa organização do Grupo Nun'Álvares e da Federação de Patinagem de Portugal.

No feriado, dia 8, a Banda de Revelhe proporciona um brilhante concerto, também de entrada livre, no Teatro Cinema de Fafe, a partir das 16h00. Os músicos farão, momentos antes do espetáculo, um desfile pelas ruas do centro da cidade. Durante todo o dia, na Praça 25 de Abril, decorrem ateliês de pintura para os mais novos.

De visita à Arcada as crianças serão convidadas a escrever ao seu querido... bombeiro. «Carta ao meu querido bombeiro» é uma iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Fafe. Para o efeito será colocado um marco de correio e  esperam-se muitas cartas com desejos das crianças de Fafe endereçadas, não ao Pai Natal, mas aos bombeiros voluntários que durante o ano estão sempre disponíveis para ajudar.

No sábado, dia 11, decorre, na Praça Mártires do Fascismo, a "A Feira das Coisas... de Natal" e na sexta feira seguinte, 17 de dezembro, o dia é dedicado aos seniores com uma ida ao Teatro Cinema para assistirem ao filme "Erosão".

No mesmo dia, é inaugurado o Mercado de Natal, uma das atrações da programação natalícia do concelho. Num conceito diferente do habitual, vários expositores ensaiam uma representação de várias áreas de atividade do concelho, desde os produtos regionais ao artesanato.  O Mercado é um espelho daquilo que se produz em Fafe, expondo produtos tradicionais e de comerciantes locais. No espaço, os visitantes podem comprar doces, compotas, vinhos, bombons e artesanato.

À noite, na Igreja Nova, os fafenses terão oportunidade de assistir à atuação de Coros de Natal em ambiente de sintonia com o espírito natalício que a época convoca.

No sábado, 18 de dezembro, realiza-se um desfile de vespas e motas - o Pai Natal em Duas Rodas - que vai animar a cidade durante toda a tarde.

À noite, pelas 21h30, o Teatro Cinema de Fafe acolhe o espetáculo de Bailado “Casa Corpo” pela Buzz Companhia de Dança.

A animação continua no dia 22, com um espetáculo de dança pela academia ADN com “Um Conto de Natal” de Charles Dickens, no Pavilhão Multiusos.

E para completar a animação da época natalícia não faltarão os carrosseis, a Casa do Pai Natal, exposições e leituras de poemas na Biblioteca Municipal, bem como uma edição de Natal do Mercado Bio nos dias 4 e 18 de dezembro.

Explicando a necessidade de se assinalar a quadra natalícia em Fafe, com a dignidade que o momento requer, o Presidente da Câmara Municipal de Fafe adverte para que todos tenham em linha de conta as normas sanitárias em vigor, e respeitem as indicações da Direção-Geral de Saúde. "Esperamos que os fafenses apreciem e, como à semelhança de outros anos, possam vir até à cidade fazer as suas compras no comércio tradicional, tirar as habituais fotografias e desfrutar do programa de animação que se preparou. Esta iniciativa de comemoração do Natal resulta de uma boa parceria, de já há alguns anos, com a Associação Empresarial de Fafe e tem como finalidade proporcionar um ambiente festivo, mas em segurança".