IMG-20240319-WA0053.jpg
Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe celebrado na rua com 1400 crianças

As comemorações oficiais do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe têm início esta quinta-feira, a partir das 10h00, com o «Desfile da Liberdade» que mobilizará, na Praça 25 de Abril, cerca de 1400 crianças que frequentam o ensino básico no concelho.

Em pleno coração da cidade será erguido um memorial alusivo à efeméride que as crianças vão completar depositando, uma a uma, o seu cravo. Cada elemento destes foi preparado manualmente pelos utentes da Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Fafe (ARPIFAFE), pelos utentes dos Centros de Convívio (Arões São Romão, Arões Santa Cristina, Armil, Antime e Silvares São Clemente, Fornelos, Revelhe, Moreira do Rei e Várzea Cova, Vinhós, Ribeiros, Quinchães, Agrela e Serafão, Monte e Queimadela, U.F Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, Ribeiros, Paços, Travassós, Estorãos, U.F, Ardegão, Arnozela Seidões, Silvares S. Martinho, Golães, Medelo e Regadas) e o Jardim de Infância de Moreira de Rei. Todo este trabalho colaborativo foi elaborado e supervisionado na Biblioteca Municipal de Fafe, envolvendo centenas de pessoas que assim deixarão a sua primeira marca no momento inaugural de um programa que vai prolongar-se por um ano (até 25 de abril de 2025).

Após o momento do memorial dos cravos, as crianças dirigem-se para o Parque da Cidade, onde juntas vão compor um "cravo humano", de grandes dimensões, esperando a organização que a moldura humana presente contribua para transformar este primeiro dia num dia inesquecível para os mais pequeninos.

O desfile será acompanhado com a interpretação de músicas alusivas à temática do 25 de Abril e culminará com a entoação de um Hino especialmente criado para as comemorações, com letras de Artur Coimbra e música elaborada pelos alunos da Academia de Música José Atalaya, com a colaboração dos professores José Miguel Costa e Cristina Cunha.

O Município de Fafe convida a comunidade a juntar-se e a participar neste momento tão especial que assinala o arranque das Comemorações Oficiais do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe.

Condicionamentos de Trânsito:

A Avenida 5 de Outubro assim como a Praça 25 de Abril - da rotunda da Sãozinha até ao Café com Letras - estarão encerradas ao trânsito, das 9h00 às 12h00, para que a segurança das crianças, professores e público seja acautelada e a iniciativa decorram em plenas condições e sucesso.

Existirão também constrangimentos, desde as 9h00 às 10h00, na Avenida da Liberdade, Avenida das Forças Armadas, Praça Mártires do Fascismo e na Rua 31 de Janeiro, com a circulação das crianças na deslocação das escolas até ao local do evento.

Das 12h00 até às 13h00, o trânsito estará condicionado na Avenida do Brasil.

Mais informações em https://content.cm-fafe.pt/rpcbxbz3gxggghbnjcio03ly444b