comunicacao_post-fb_web.png
Comunicado Municipal - COVID-19

Com o objetivo de contribuir ativamente para a prevenção e contenção do COVID-19, o Município de Fafe está a seguir as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), estando alerta ao evoluir da propagação deste vírus.

Assim, foi decidido:

• Anular todos os eventos da Autarquia até ao dia 15 de março;

• Aconselhar todas as entidades que têm eventos programados para o mesmo período, a fazer o mesmo;

• Aconselhar o encerramento dos Centros de Convívio para idosos;

• Ativar o Plano Municipal de Contingência COVID-19;

• Estreitar a colaboração com as Autoridades de Saúde através da recolha de informação e articulação de resposta, efetuada duas vezes ao dia;

O Município de Fafe aconselha, ainda, toda a população a seguir as recomendações da Direcção-Geral da Saúde na adoção de medidas preventivas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir a exposição e transmissão da doença:

• Tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos e deitar o lenço de papel imediatamente ao lixo);
• Lavar as mãos com água e sabão ou uma solução desinfetante à base de álcool;
• Evitar o contacto com doentes com infeções respiratórias;
• Evitar deslocações desnecessárias;
• Em caso de sintomas contacte a linha de saúde 808 24 24 24.

O Município de Fafe está em contacto permanente com todas as entidades competentes no sentido de, a todo o momento, adotar as medidas que se revelem adequadas no combate a esta epidemia.

Paços do Concelho, 10 de março de 2020

Governo toma medidas extraordinárias para responder à epidemia de Covid-19.