web-aglomeracoes-vf-01.png
Desaconselhadas festas de Natal e aglomeração de pessoas

Cumprindo solicitação da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), e correspondendo ao apelo das autoridades de Saúde Pública, que hoje mesmo enviaram comunicado alertando para a necessidade de acautelar riscos desnecessários,  é desaconselhada a realização de eventos/festas/jantares natalícios que promovam a aglomeração de pessoas.

Tendo presente a dinâmica de circulação de vários vírus nos meses de inverno e a emergência de uma nova variante de SARS-CoV-2 e considerando a ocorrência frequente de casos/surtos relacionados com eventos sociais promotores da agregação de pessoas, a ARS NORTE alerta que, independentemente do cumprimento integral de todas as medidas de saúde pública preconizadas, o risco de transmissão de infeção por SARS-CoV-2, particularmente em eventos de cariz social, é real e não pode ser anulado. Desta forma, é desaconselhada a realização de iniciativas agregadoras de população, durante a época natalícia.

É fundamental que todos aqueles que pretendem realizar eventos durante a pandemia, ainda que nos limites do enquadramento legal, ponderem o risco a que se estão a submeter, assim como aos demais participantes, tendo a responsabilidade de aplicar as medidas de redução de risco e de cumprir, promover e garantir o cumprimento da legislação vigente aplicável, bem como das normas, orientações e recomendações da Direção-Geral da Saúde”, alertam as autoridades em comunicado.

Tendo em conta a atual situação epidemiológica nacional e regional, caracterizada por um elevado grau de incerteza e imprevisibilidade, é reiterado que é fundamental manter elevada atenção ao aparecimento de sintomas de COVID-19, nomeadamente, febre, tosse (agravada ou associada a dores de cabeça ou dores generalizadas do corpo), dificuldade respiratória ou perda total ou parcial do olfato ou do paladar, de início súbito.

No caso do aparecimento destes sintomas, as pessoas são aconselhadas a contactar o SNS 24 (808 24 24 24), bem como a dar cumprimento às medidas de prevenção e controlo determinadas pelas autoridades de saúde.