850_1777A.jpg
Executivo aprova renovação do protocolo do "Programa abem" - rede solidária do medicamento

O Executivo Camarário reunido a 26 de setembro, aprovou por unanimidade um conjunto de propostas de subsídios e apoios destinados a diferentes instituições e seus respetivos fins. Foi aprovada a proposta de atribuição do subsídio de intervenção precoce em crianças à CERCIFAF, no âmbito de um protocolo celebrado com aquela entidade em 2018 e que define um valor de 15.000 euros a cada ano. O objetivo é o de serem prestados com regularidade os serviços em apreço a crianças do concelho de Fafe até aos seis anos. Foi, assim, deliberada a atribuição do valor referente ao anos de 2021 e 2022.

Seguiu-se a aprovação pelo executivo da proposta de apoio à COFAFE - Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe para suporte da Corrida de Cavalo a Passo Travado, que se insere, como tem sido até aqui tradição, no programa de comemoração da Implantação da República (5 de Outubro) em Fafe. A Câmara deliberou a atribuição de um valor de 7.500 euros, com vista a apoiar um evento que mobiliza um considerável número de praticantes e atrai um grande número de espectadores.

O Executivo deliberou, por unanimidade, aprovar a renovação por mais um ano do protocolo do "Programa abem", rede solidária do medicamento promovida pela Associação Dignitude em que o Município de Fafe é parceiro e que criou um cartão que permite a cada beneficiário apresentá-lo em qualquer farmácia abem e, assim, aceder aos medicamentos de que necessita sem quaisquer custos para si. O protocolo atualizado vigora de 1 de outubro de 2022 até 31 de dezembro de 2023 e conta agora com a participação do Município em 135 euros por cartão (até aqui o valor era de 100 euros por cartão). Recorde-se que, neste âmbito, estão em circulação 465 cartões (129 por ativar e 50 pedidos), correspondendo assim ao apoio a 465 munícipes.

Ainda antes de serem abordados os assuntos inscritos na agenda de trabalhos do dia, a Câmara deliberou por unanimidade aprovar um voto de Louvor ao Mestre Pintor Orlando Pompeu pela atribuição do Diploma de Membro e a Medalha de Bronze da Academia Francesa das Artes, Ciências e Letras, assim como um voto de pesar pelo falecimento de Marie-Louise Fort, Presidente da Câmara de Sens (França), com quem o Município de Fafe está geminado.

A Vereadora do Desporto e Cultura, Paula Nogueira, assinalou, antes da ordem do dia, felicitações ao Futsal Feminino do Grupo Nun'Álvares pela sua presença, pela segunda vez, na final da Supertaça; a Armando Freitas que se sagrou Campeão Nacional na Rampa do Caramulo - Campeonato Nacional de Montanha 1300; a Parcídio Summavielle pelo 2ª Lugar na Rampa do Caramulo no Campeonato Nacional de Montanha Turismo 3; a Carlos Vieira pelo terceiro lugar em Jerez La Frontera na GT3 Cup; a Sandrina Carneiro e a Marco Correia pelo primeiro e segundo lugares, respetivamente, na meia maratona integrada na 17º edição da Maratona de BTT "Rota do Presunto", em Chaves.

Na área da Cultura, foi destacada Helena Pereira, aluna do doutoramento em Líderes para as Indústrias Tecnológicas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e do Programa MIT-Portugal, natural de Fafe e que venceu o terceiro prémio no VI Concurso Pitch (Vídeos) de Investigação do Grupo Compostela de Universidades, na Suíça. E ainda Ruy de Carvalho (decano do Teatro Nacional) que estará no Teatro-Cinema de Fafe, a 8 de outubro, para apresentar a peça "Ratoeira". Com 95 anos, iniciou a sua carreira em 1947 na Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro e passado, entre tantos outros, pelo Teatro Nacional D. Maria). É detentor de inúmeras distinções profissionais: Prémios de Imprensa para o Teatro (1962,1981,1982,1986); Prémios de Imprensa para o cinema (1965,1966,1971); Prémios da Crítica Especializada (1961,1962,1964,1965,1981).