-_capa-fb.jpg
Fafe Cidade Natal 2023 traz luz e animação a Fafe

A época natalícia começa a brilhar em Fafe a partir do próximo dia 1 de dezembro com a abertura do Mercado de Natal, na Praça 25 de Abril, a partir das 10h00. O Pai Natal chega a Fafe também no feriado, à tarde, acompanhado de uma parada de Natal para fazer as delícias dos mais novos. O arranque da época natalícia é marcado ainda pela inauguração da iluminação decorativa, às 17h30, com um espetáculo de luzes e música. Uma árvore gigante e diversas decorações alusivas à época vão trazer à cidade uma cor especial e um ambiente mágico.

O programa natalício deste ano envolve concertos, espetáculos de dança, o tradicional Encontro de Coros de Natal na Igreja Nova, o mercado de Natal, a Casa do Pai Natal, um carrossel e vários momentos de animação de rua, procurando, desta forma, dinamizar e promover o comércio local nesta época festiva.

No dia 2, pela manhã, a Orquestra Orff percorre as ruas da cidade. No sábado, 3, o Teatro Cinema acolhe o espetáculo da Miss Cindy e o Parque Mágico’, numa tarde muito divertida, que explora o imaginário infantil, e que se espera inesquecível para os mais novos. No feriado, dia 8, a animação nas ruas é garantida pela Escola de Bailado, com o espetáculo Os ratos invadem a cidade Natal, e à noite, na Igreja Matriz, o Concerto de Natal “Sacrum Praesepium” pela Vox Angelis. No sábado, a animação está a cargo da Banda de Faz de Conta, dinamizando o coração da cidade e o comércio local. Às 14h30, a Escola de Bailado apresenta "Desconstrução do Quebra Nozes - Parte II". No domingo, 10, duendes circenses e outras e figuras alusivas à época estão encarregues de animar as ruas a imbuir os transeuntes com o espírito natalício. O Coro dos Lobitos Pais e Avós de Vinhós atua no Mercado de Natal, a partir das 16h00.

No dia 13, está programada a atuação da Tuna da Universidade Sénior, no Mercado de Natal. As crianças do pré escolar e 1º ciclo terão oportunidade de assistir a um Circo de Natal, na manhã de sexta-feira, no Multiusos de Fafe.

Nos dias 15 e 16, na Igreja Nova, os fafenses terão oportunidade de assistir à atuação de Coros de Natal num ambiente de sintonia com o espírito natalício que a época convoca. No sábado, dia 16 de dezembro, a Tuna da Orquestra Orff atua no Mercado de Natal, às 17h. Para completar o fim de semana, no domingo, a ADN apresenta um momento de dança no Mercado de Natal e, à tarde, decorre a décima edição do Passeio de Pais Natais, uma iniciativa promovida pelos Asfalto Friends. No fim da tarde de domingo, a partir das 19h00, está programado o concerto do Orfeão Universitária do Porto, no Teatro Cinema de Fafe, com entrada livre, num momento inteiramente dedicado à música.

Na semana do Natal, dia 22, às 21h00, a Academia de Dança Nun’Álvares proporcionará um espetáculo maravilhoso no Multiusos de Fafe alusivo, naturalmente, à magia do Natal. Os bilhetes estarão disponíveis na Loja de Turismo e na Secretaria da ADN.

O Pai Natal vai ser presença habitual no centro da cidade aos feriados e fins de semana. Nos dias 1, 2, 3, 8, 9, 10, 16 e 23 de dezembro, os mais pequenos poderão visitar a figura mais querida desta época na sua casa, instalada na Praça 25 de Abril.

A Biblioteca Municipal apresentará, como é habitual, um programa próprio, com destaque para exposição de livros sobre a alimentação e o Natal, sessão de sensibilização "Um Natal mais saudável", a Hora do conto com "Mari Popó e suas peripécias…conta a história" e uma oficina de ornamentos em crochet para a Árvore de Natal e de Biscoitos de Natal. Durante todo o mês, decorrem as atividades permanentes de Bibliocontos, leitura e narração de contos, Biblioartistas, com um atelier de expressão artística, uma oficina de atividade experimentais, momentos de cinema e uma atividade de "Conversas, Fios e Contos, com Anjo" em macramé passo a passo.

As boas vindas a 2024 assinalam-se com o Concerto de Ano Novo pela Orquestra Orff na noite de 6 de janeiro, no Estúdio Grupo Nun’Álvares. O programa da Fafe Cidade Natal encerra com o Encontro de Cantadores de Reis, que acontece a 7 de janeiro, em vários espaços da cidade, e a final no Multiusos de Fafe.

O programa apresentado pelo Município procura diversidade e contempla um conjunto de atividades que ao longo de todo o mês de dezembro mergulharão a cidade no espírito natalício, procurando-se dinamizar, por via da presença de visitantes e residentes, o comércio local, preservar as tradições e fortalecer a identidade coletiva, mobilizando os fafenses, as associações e as diferentes entidades.