Apresentação.jpg
Fafe comemora 50 anos do 25 de Abril com programa extenso e diversificado

O Município de Fafe apresentou, esta segunda-feira, aos meios de comunicação social, o programa local das Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril. Marcaram presença na sessão o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, a vereadora da Cultura, Paula Nogueira, o historiador e Comissário para as comemorações oficiais em Fafe dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, Artur Coimbra, bem como alguns elementos da Comissão.

As comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril terão como eixos de ação dois grandes eventos de rua (o primeiro a acontecer já 21 de março, o segundo a realizar no 25 de abril de 2025), música, dança, teatro, conferências, exposições, literatura, cinema e tributos, procurando-se reunir a memória coletiva e transmitir aos mais jovens esse legado.

Os concertos a realizar durante o ano de comemorações, recriarão, em diferentes estilos, os temas emblemáticos da efeméride e contarão com nomes da música nacional e artistas e grupos locais, destacando-se, pelo simbolismo associado ao 25 de Abril, um concerto com Paulo de Carvalho. O Teatro Cinema também integrará as comemorações sendo palco para diversas peças de teatro, tais como “A Revolta”, “O Tesouro”, que narram, de forma dinâmica e apelativa, aquilo que foi a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, e a importância desse dia para o futuro e Portugal.

Os temas de abril figurarão no alinhamento das conferências e colóquios destacando-se as sessões “48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime”, “Do lápis azul à liberdade de imprensa” e a “A situação da mulher antes e depois do 25 de Abril”. Com a colaboração do Cineclube de Fafe serão promovidos dois Ciclos de Cinema sobre Abril, com quatro filmes cada, um em abril de 2024 e outro em abril de 2025. De igual modo, estão previstas várias exposições temáticas, uma delas alusiva às vivências do 25 de Abril em Fafe. Serão ainda realizadas atividades desportivas, destacando-se, pela mobilização e impacto a “Marcha pela Liberdade”, que contará com a colaboração da associação «Restauradores da Granja».

O programa envolverá, ainda, projetos com as escolas, as juntas e uniões de freguesia, coletividades e cidadãos em geral, e culminará a 25 de Abril de 2025 com um desfile de encerramento no centro da cidade, com a participação de toda a comunidade.

Na apresentação do programa evocativo o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, anunciou que Parcídio Summavielle, antigo presidente de Câmara de Fafe, será a figura homenageada este ano pelo “seu relevante papel político-social na valorização dos valores de Abril ao longo dos anos" e sobre o programa referiu tratar-se de uma proposta "que honra o nosso concelho e dignifica o 25 de Abril”. Antero Barbosa aproveitou a ocasião para “na pessoa do Dr. Artur Coimbra, agradecer a todos os elementos da Comissão, por terem aceite este desafio e pelo empenho e dedicação que colocaram na estruturação deste programa” e lembrou que um dos principais papeis da Comissão "é fomentar a participação de todos os fafenses e promover uma reflexão sobre o que representa para os portugueses esta data".

A Comissão local para as comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe, , que integra sete elementos, foi nomeada e empossada em 2023 e reúne pessoas representativas do tecido social, cultural e político do concelho. Integram esta estrutura o professor e escritor Carlos Afonso, a jornalista Elsa Lima (diretora do Notícias de Fafe), o arquiteto Gil Soares, o dirigente associativo, Orlando Alves (presidente do Grupo Nun’Álvares), a professora e poetisa Leonor Castro, a bibliotecária Natércia Baptista (Biblioteca Municipal de Fafe) e o jovem músico, Valter Lobo.