FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
-_FB.POST.jpg
Fafe mantém dinâmica cultural e desportiva no mês de setembro

Após uma intensa agenda de atividades em julho e agosto, o mês de setembro contará com muitas iniciativas abrangendo diferentes públicos. Desporto, música, teatro e stand up comedy fazem parte da programação.

O mês de setembro inicia-se com a terceira edição do "Cepães Milenar", evento que decorre em Cepães de 1 a 3 de setembro, e que visa homenagear a terra e as tradições minhotas. Promovido pelo Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães e a MOVE Artes – “A Arte em movimento”, com o apoio do Município de Fafe e da União de Freguesias de Cepães-Fareja, o evento envolve atividades como o teatro de rua, jogo do pau, danças tradicionais, recriações culturais e música, destacando-se um concerto com o grupo "Os Trastes" que acontecerá sábado, às 22h30. A entrada é livre.

Também no primeiro fim de semana de setembro, 2 e 3, o Multiusos de Fafe recebe a I Copa Ibérica de Futsal Feminino, competição que reúne as equipas campeãs e vice-campeãs de Portugal e Espanha. A representar Portugal estarão a equipa da casa, o Grupo Nun’Álvares e o Sport Lisboa e Benfica. Do país vizinho, o Burela e o Futsi Atlético Navalcarnero são os clubes convidados para esta competição de pré-temporada. A iniciativa é organizada pelo Grupo Nun’Álvares, com o apoio da Associação de Futebol de Braga, do Município de Fafe e da Associação de Modalidades Amadoras de Fafe. Os ingressos podem ser adquiridos aqui http://copaibericafutsalfeminino.com/.

De 7 a 10 de setembro, realiza-se na Barragem da Queimadela a segunda edição do festival de música eletrónica Basilar Festival, por onde passarão nomes de relevo da cena techno nacional e mundial. O festival proporciona quatro dias de música e os bilhetes estão à venda aqui: https://events.lyte.com/pt/eventgenius/basilar-festival-2023/shop/42405/.

Na quarta-feira, 13 de setembro, às 18h00, numa iniciativa inscrita no programa de atividades do Museu das Migrações e das Comunidades terá lugar no auitório do Arquivo Municipal uma conferência dedicada ao tema “Participação Feminina nas Sociedades Fraternais Portuguesas da Califórnia”. A entrada é livre.

No dia 16 de setembro, sábado, o Festival FEN - Fafe É Nosso Festival invade a aldeia de Várzea Cova. O evento promove a reunião de gerações através da cultura, da arte e da música, e tem por objetivo trazer vida e animação à aldeia. Deste modo, Várzea Cova estende um convite caloroso para acolher quem a visita, partilhando generosamente os seus recantos, tradições e vivências. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui: https://shotgun.live/pt-pt/festivals/fen-festival?utm_source=bilhetes-site.

No dia 21 de setembro, quinta-feira, o Teatro-Cinema de Fafe recebe um recital de violoncelo numa organização da Academia de Música José Atalaya, com entrada livre.

Um sunset literário na biblioteca e uma rota de vinhos para percorrer em bicicleta

O sábado 23 de setembro promete ser um dia intenso com uma agenda preenchida e que enolverá todos os públicos. A Biblioteca Municipal de Fafe promove um sunset literário, que acontece desde manhã, com programação dedicada aos mais novos, estendendo-se pela tarde e noite, com teatro, performances, dança, música, declamação, leitura teatralizada e apresentação de livros pelos autores e pelos leitores.

No mesmo dia, e numa iniciativa promovida pela CIM do Ave no âmbito da divulgação turística da região, terá lugar o evento “Minho Wine Experience - Ave”. Este evento alia o desporto, ao turismo, ao universo do vinho, à história local e aos produtos regionais. O conceito envolve a participação em um dos dois roteiros de bicicleta que são propostos como desafio em que os participantes enquanto saboreiam vinhos e produtos regionais percorrem locais que não conhecem e aprendem um pouco mais sobre a história de Fafe e as suas tradições. As inscrições para garantir a participação nesta iniciativa devem ser efetuadas online com o preenchimento deste formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScW6i_vgX21ynbmh9MWo7UHR0XMbEiQqaaFv6Spnbx88vaT1A/viewform?fbclid=IwAR1KdBk19FNDi5vN998SrOl_yFS58HBh5-019uHvXTn_IM_QQqx24dziFZY.

A programação de sábado completa-se com mais uma sessão de teatro amador no âmbito do Festival de Teatro Fafencena 2023 numa organização do Grupo Nun'Álvares, pelas 21h30, no Teatro-Cinema de Fafe.

Semana Europeia da Mobilidade e do Desporto assinaladas com atividade própria

E porque o mês de setembro é o mês das semanas comemorativas da mobilidade e do desporto para todos, Fafe assinalará, de 17 a 23 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade com um programa que vai destacar a utilização da bicicleta como meio de transporte, de lazer e de prática desportiva.

Logo a seguir, entre os dias 23 e 30 de setembro, arranca em Fafe a Semana Europeia do Desporto 2023, uma iniciativa da Comissão Europeia coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e que tem como propósito promover a atividade física junto de todos os cidadãos, desde os mais novos aos seniores. À semelhança do que sucedeu no ano anterior serão organizadas diversas atividades desportivas e lúdicas no âmbito do desporto para todos com programa próprio.

Humor no palco com Luis Franco-Bastos

O mês termina com um espetáculo de stand up comedy protagonizado por Luís Franco-Bastos. O humorista subirá ao palco do Teatro-Cinema de Fafe no dia 29 de setembro, sexta-feira, às 22h00. "Diogo" é um relato e uma desconstrução humorística de experiências, de muitas memórias, questões íntimas e familiares. Ao invés de falar dos outros, Luís Franco-Bastos vira o espetáculo para si próprio como nunca o fez. Os bilhetes têm o custo de 12 euros e estão à venda na Ticketline (https://ticketline.pt/evento/-diogo-luis-franco-bastos-75883).

Mostra de Arte Têxtil Contemporânea "LãnoLinho" patente no Arquivo Municipal até 30 de setembro

Até 30 de setembro, estará patente no Arquivo Municipal de Fafe "LãnoLinho", a mostra de Arte Têxtil Contemporânea que resulta das residências artísticas desenvolvidas pelas artistas Cindy Steiler e Monica Faria no território de Fafe e suas comunidades. ‘LãnoLinho’ insere-se nas iniciativas ‘Experimentar o têxtil’, realizadas no território do Vale do Ave pela bienal Contextile, com o propósito de ligar as diversas realidades do têxtil entre si e ligar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil.

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt