384114230_706797228148363_1410758196396643757_n.jpg
Fafe reforça Parque Eólico: Antero Barbosa na inauguração do Sobreaquecimento de Terras Altas de Fafe

O presidente da Câmara, Antero Barbosa, marcou presença na inauguração do projeto de sobreequipamento do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe que decorreu, esta tarde, em Várzea Cova.

Este projeto, que está incluído num programa de sobreequipamento de parque eólicos do Grupo TrustEnergy, representa um investimento superior a 45 milhões de euros e permitiu instalar 11 novas máquinas Vestas V150, aumentando a capacidade instalada em 49,5 MW.

Esta operação insere-se numa estratégia de expansão da capacidade instalada de geração eólica e da otimização dos pontos de injeção existentes contribuindo para um sistema energético mais sustentável.

Antero Barbosa considerou, na ocasião, que "este é um passo muito importante no desenvolvimento económico da região e no processo de transição energética no qual estamos empenhados."

O edil confessou estar "muito feliz por perceber que o nosso território contribui para a descarbonização da produção da energia elétrica. Do ponto de vista da transição energética, já somos autosuficientes em termos das energias limpas, o que nos deixa profundamente satisfeitos e orgulhosos."

Recorde-se que o sobreequipamento destes parques eólicos da TrustEnergy tem o potencial de abastecer com energia elétrica uma população de cerca de 102 mil pessoas e 42 mil habitações, evitando a emissão de 63.600 toneladas de CO2. O Parque Eólico de Terras Altas de Fafe tem a capacidade de suprimir não só os consumos de Fafe e Cabeceiras de Basto, como de outros concelhos em redor.

Participaram também na cerimónia de abertura o Diretor Geral da Direção Geral de Energia e Geologia, Jerónimo Cunha, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e o Diretor Executivo da TrustEnergy, José Grácio.