Fafe rega a 'Oliveira SNS' para celebrar o Serviço Nacional de Sáude
Em 2019, ano em que António Arnaut foi homenageado no evento Terra Justa, o Município de Fafe foi dos primeiros a associar-se ao movimento nacional de defesa do Serviço Nacional de Saúde da LAHUC - Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que todos os anos, a 15 de Setembro, data da publicação da Lei n.º 56/79, que instituiu o Serviço Nacional de Saúde, promove a rega simbólica de uma Oliveira, árvore muito resistente e, por isso, associada à paz, à vida e à saúde. O Município de Fafe assinalou, ontem, Terça-Feira, às 18.00, no Parque da Cidade, a criação do Serviço Nacional de Saúde, nas palavras do seu fundador António Arnaut, o “seu mais belo poema”. Esta iniciativa contou com a participação do Diretor Clínico do ACES do Alto Ave, Miguelote de Castro. Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, afirma que “é com muita honra que nos associamos a este movimento de homenagem ao SNS e a António Arnaut, uma personalidade que tanto fez pela vida democrática em Portugal, em vários domínios essenciais à vida em comunidade." O autarca acrescenta que "a situação atípica que vivemos, provocada pela pandemia da COVID-19, tem sido um verdadeiro desafio ao SNS e à capacidade de resiliência dos seus profissionais e do próprio sistema, que se têm revelado inexcedíveis." Recorde-se que em Abril do ano passado, o 'Pai do SNS' foi homenageado no Terra Justa, lembrado pelo trabalho constante, empenho e inteira dedicação na promoção dos cuidados de saúde a toda a população portuguesa.