WhatsApp Image 2023-12-07 at 09.04.53.jpeg
Hasteada bandeira Eco-Escolas na Escola Secundária de Fafe

A Vereadora da Educação, Paula Nogueira marcou presença nesta quarta feira, dia 6 de dezembro, no ato simbólico do hastear da "Bandeira Verde Eco-Escolas", um momento que contou com a presença da diretora da Escola Secundária de Fafe e do Agrupamento de Escolas de Fafe, de professores, alunos e funcionários.

Do Agrupamento de Escolas de Fafe, foi distinguida com "Bandeira Eco Escolas" a EB Arões Stª Cristina, a EB Arões S. Romão, a EB Fareja, a EB Cepães, a EB Monte e a Escola Secundária.

Em matéria de boas práticas ambientais o Agrupamento de Escolas de Fafe foi distinguido com diversos prémios a nível nacional: 1.º lugar, no 2.º Escalão, EB de Arões Sta. Cristina - Projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”, a Escola Secundária de Fafe foi premiada em Ex-aequo, pelo Desafio “Traga Pilhas”, a EB de Fareja alcançou o 3.º lugar, no 2.º Escalão, com o “Desafio UHU - Collage Animal Endémico” e a EB do Monte, Arões Sta. Cristina, no Desafio “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, alcançou o 3.º lugar, no 1.º Escalão.

Outras escolas de Fafe receberam prémios e foram galardoadas com a "Bandeira Verde Eco-Escolas" pelas boas práticas ambientais, no âmbito do Programa de Educação Ambiental, "Eco-Escolas", relativo ao ano letivo 2022/2023 - no Agrupamento de Escolas de Montelongo, recebeu distinção ‘Bandeira Verde’ a EB Montelongo, no Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira foram galardoadas, as escolas EB Prof. Carlos Teixeira, EB Silvares S. Martinho, EB Quinchães, EB Regadas, EB S. Gens, EB S. Jorge, EB Seidões, EB Silvares S. Clemente, assim como o Colégio ACR Fornelos e o Instituto Europeu de Estudos Superiores - Escola Superior de Educação de Fafe e Escola Superior de Tecnologias de Fafe. O âmbito do projeto no concelho de Fafe é cada vez mais alargado e mais participado.

Recorde-se que a cerimónia de entrega da "Bandeira Verde" decorreu no passado dia 13 de outubro, no Altice Fórum Braga, que contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Marta Gonçalves.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Tem como meta encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.