img_20181205_103601a.jpg
Magia da 'Fafe Cidade Natal 2019'

A época natalícia chega a Fafe no final deste mês, dia 30, com a Chegada do Pai Natal e a inauguração das Iluminações Decorativas. Fruto da parceria entre o Município de Fafe e a Associação Empresarial de Fafe, será inaugurada a iluminação tradicional de várias ruas da cidade e uma grande árvore, com mais de 25 metros, que vão trazer à cidade uma cor especial e toda a magia do Natal.

No centro da cidade, na designada para esta quadra “Praça da Fantasia, junto à sede da Associação Empresarial de Fafe, estará instalada a Casa do Pai Natal, um Carrossel Infantil e haverá muita Animação Sócio-cultural vocacionada para todas as idades.

Na quarta-feira, dia 4 de dezembro, centenas de crianças vão acordar o Pai Natal, numa atividade conjunta com as escolas do 1º ciclo do concelho. Um programa de animação assegurará uma manhã divertida e de grande convívio.

No fim de semana de 14 e 15 de Dezembro, decorrerá no centro da cidade, um Mercado Solidário, no qual as associações do concelho terão a oportunidade de promover as suas atividades e angariar alguns apoios para cumprimento dos respetivos planos anuais de atividades.

A inaugurar na manhã de 18 e com encerramento previsto para dia 22 de Dezembro, o Mercado de Natal mantém-se como forte aposta no programa do Fafe Cidade Natal. Mais uma vez, serão expostos diversos produtos locais e apresentados vários espetáculos para os mais e menos jovens.

No dia da inauguração do Mercado de Natal, será apresentado o projeto comunitário deste ano, realizado em colaboração com as freguesias do concelho, designado A Nossa Coroa de Natal. Depois da idealização de um “presépio”, da decoração de uma “estrela” e da recriação de uma “bola” de Natal, as freguesias foram desafiadas a afirmar a sua identidade na decoração de uma “coroa” alusiva ao Natal.

Todos os dias, durante a manhã e a tarde, o Mercado de Natal promoverá oficinas de artes (literatura, pintura, teatro, música, dança) e apresentará vários espetáculos (ilusionismo, malabarismo, música, teatro e dança). As sessões de cinema mantêm-se com a exibição do tão esperado filme “Frozen 2”, estando previstas mais sessões do que em anos anteriores, dada a elevada procura desta actividade.

Durante os cinco dias do Mercado de Natal, espera-se a presença de mais de 1000 crianças nos vários momentos do programa.

Nesta programação, há ainda espaço para o Baile de Natal para Todas as Idades, em parceria do Projeto UNIR da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha, a realizar na tarde do dia 19 de dezembro.

A Orchestra Club apresenta no dia 20 de dezembro o espetáculo “Pure Imagination”, inspirado no filme-musical "Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate".

Os Encontros de Coros, com a participação de vários grupos do concelho, animam o Mercado de Natal na quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 de dezembro, a partir das 21h00.

Na manhã de 21 de Dezembro, quem passar pela Praça 25 de Abril, poderá visitar o nosso Mercado Bio – Especial de Natal. À tarde, o centro da cidade vai ser animado pelo 5Encontro de Pais Natal, a partir das 14h00, um momento promovido pelos Restauradores da Granja, Asfalto Friends, ARCO – Santo Ovídio, Cercifaf, União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, ARO 27 e Leões do Ferro.

A Orquestra de Fafe encerra o Mercado de Natal, no Domingo, com um concerto muito especial, a partir das 17h00.

Já em 2020, no dia 4 de Janeiro, a Orquestra do Norte sobe ao palco do Teatro Cinema para o Concerto de Ano Novo. À semelhança de 2019, este concerto assume-se como uma homenagem a todos os dirigentes, e respetivas equipas, que se dedicam voluntariamente a fazer um trabalho comunitário nas associações culturais, recreativas, sociais e desportivas de Fafe.

As comemorações continuam, com o já tradicional Encontro de Reis das Escolas. As crianças atuam, no dia 10 de janeiro, no Multiusos de Fafe, e no Domingo, dia 12, decorre o Encontro de Cantadores de Reis das Freguesias, com início em vários locais da cidade e final no Pavilhão Multiusos.

Na programação do Fafe Cidade Natal estão diretamente envolvidas várias associações do concelho (Academia de Música José Atalaya, Bombeiros Voluntários de Fafe, Escola Bailado de Fafe, Academia de Dança Nun´Álvares, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Fafe, Cineclube de Fafe, Teatro Vitrine, Teatro Livre, Biblioteca Municipal, Café-Cultural, Restauradores da Granja, Cercifaf, Leões de Ferro, Arco – Santo Ovídio, Grupo Asfalto Friends, Amigos da Roda, Aro 27), participarão nas actividades todos os agrupamentos de escolas, as nossas freguesias, todas as entidades que nestas datas desenvolvem campos de férias e actividades de tempos livres e estão convidados todos os fafense para participar e assistir aos vários espetáculos.

Programa completo:

30/11/2019 – Sábado

16:00 Chegada do Pai Natal

Inauguração das Iluminações de Natal

Colaboração: Bombeiros Voluntários de Fafe

Animação: ADN - Academia de Dança Nun´Álvares

17:00 Festa de Natal

As mil cores da árvore de Natal “

Org. Academia de Dança Nun´Álvares

Multiusos de Fafe

04/12/2019 – Quarta-feira

10:30 Visita ao Pai Natal das Escolas de Fafe