810_0756a.jpg
Mais de 800 crianças assinalam Dia Mundial da Árvore em Fafe

Mais de 800 crianças celebraram, esta manhã, o inicio da Primavera com a plantação de árvores no Parque da Cidade de Fafe, espaço que tem sido alvo de um projeto de requalificação. 40 turmas de várias escolas do concelho participaram nesta atividade.

A iniciativa, que comemora a Floresta: Património para Descobrir, incluiu ainda um Piquenique e Oficinas de Educação Ambiental para as crianças, durante a tarde.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, participou na iniciativa e aproveitou a ocasião para revelar a sua satisfação por ver “tantas crianças a participarem nesta plantação simbólica de árvores e, no fundo, a participarem também naquilo que é a preservação da Natureza.

Este é um dia importante, porque promove a ligação e a preocupação dos mais pequenos com a Natureza e com a conservação das árvores. Como sabemos, as árvores são um património valioso que devemos preservar e acarinhar. Quando é necessário substitui-las e cuidar delas de forma irremediável, também o devemos fazer, tendo sempre presente a preocupação da preservação da qualidade ambiental no nosso município.”

Para além desta atividade, temos já programadas outras atividades que celebram a Floresta: este Sábado, teremos, na zona norte do concelho, em Aboim, uma grande caminhada; na próxima semana, quarta-feira, um encontro para se lançar uma intervenção articulada e fundamentada na nossa zona do Carvalhal. Temos, em Fafe, uma riqueza que tem passado um pouco ao lado. Temos consciência que o Carvalhal é uma mais valia para o nosso município e queremos preservar esta que é a maior mancha de Carvalhal continua da Europa. Neste sentido, vamos iniciar um trabalho multidisciplinar, articulado e sustentado.

A iniciativa ‘Floresta – Património para Descobrir’ continua este Sábado, com uma Caminhada por alguns dos trilhos da freguesia de Aboim, onde decorrerão várias Oficinas de Educação Ambiental e visitas ao “Museu do Moinho e do Povo de Aboim”, ao “Moinho da Casca” e ao “Moinho de Vento”.

A encerrar as comemorações, no dia 27, decorrerá, no Arquivo Municipal, uma uma ‘Mesa Redonda’, no Arquivo Municipal, onde se vai abrir à discussão estratégias de promoção e valorização do Carvalhal em Fafe.

Esta iniciativa contará com a moderação de Sandra Sarmento, Vogal do Conselho Diretivo do ICNF. No mesmo dia, é assinado o Protocolo de Colaboração entre o Município de Fafe e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que visa, entre outros objetivos, sensibilizar a população para a importância da floresta autóctone, a promoção da sensibilização ambiental e o desenvolvimento de um plano de conservação e valorização sustentável do ecossistema florestal do "Carvalhal de Fafe", enquanto ativo único em termos de paisagem, biodiversidade e turismo, no contexto local, regional e nacional.