Sem título0.jpg
Ministro da Educação inaugura Pavilhão Desportivo na Escola Professor Carlos Teixeira em Fafe

O Ministro da Educação, João Costa, esteve em Fafe, esta manhã, acompanhado pelo Secretário de Estado da Educação, António Leite, para uma visita à Escola Professor Carlos Teixeira, tendo inaugurado o Pavilhão Desportivo, recentemente requalificado, num investimento realizado pela Câmara Municipal, no valor de cerca 1,3 milhões de euros, cofinanciado em cerca de 80%, pelo Programa Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este era um projeto há muito ambicionado e que veio devolver melhores condições aos alunos para a prática desportiva em ambiente escolar. A intervenção neste espaço incluiu a requalificação do pavilhão desportivo e a ampliação dos balneários com a criação de uma nova área para a atividade física especifica.

Antero Barbosa, Presidente da Câmara, acompanhado pela Vereadora da Educação, Paula Nogueira, e pela Vereadora do Ambiente, Marta Gonçalves, marcou presença na receção e visita do Ministro da Educação, que contou com vários momentos musicais protagonizados pelos alunos e pelo Centro de Convívio de Revelhe.

Depois de uma visita às instalações escolares, o Diretor do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, Jorge Machado, deu “as boas-vindas a todos, num dia particularmente especial, uma vez que celebramos o patrono desta Escola, o Professor Carlos Teixeira.” No que respeita à inauguração do novo Pavilhão Desportivo, o Diretor daquele estabelecimento reconheceu que “o espaço vem enriquecer e melhorar as condições para a prática desportiva, agradecendo a dedicação e empenho de toda a comunidade escolar durante o processo de obra.”

Antero Barbosa, presidente da Câmara, reconheceu que “a vida nas escolas de hoje é mais desafiante e complexa”, alertando para a necessidade “de todos trabalharem em conjunto para ultrapassar estas dificuldades e ter na escola um espaço de realização e aprendizagem.”

O edil destacou o investimento de oito milhões de euros na requalificação da Escola Professor Carlos Teixeira e da Escola Secundária, ao qual se juntou o investimento de “dois milhões de euros na requalificação no pavilhão desportivo que, hoje, inauguramos.”

Antero Barbosa confessou continuar “otimista em relação ao futuro da escola e à sua nobre missão de educar de forma multidimensional” numa escola que se quer “solidária e humanista.”

O Ministro da Educação, João Costa, encerrou a sessão, assumindo que “a escola de hoje é um lugar mais desafiante e complexo, mas também mais interessante”. “Hoje a escola é mais desafiante porque é escola antiga de exclusão não existe. Hoje assistimos a um comprometimento com a escola para todos. A inclusão veio permitir que todos possam aprender e isso exige adaptações e acarreta dificuldades. Hoje transformamos impossíveis em possíveis!”

Sobre a inauguração daquele recinto desportivo, João Costa reconheceu que a “descentralização tem permitido resultados muito positivos. Em parceria com os Municípios, temos feito muita obra, tornando o parque escolar mais moderno e adequado”

O Ministro com a tutela da Educação destacou, por fim, perante alunos, professores e operacionais que “a Escola Pública nunca baixa os braços, nem deixa ninguém de fora!”