Município de Fafe admitido por unanimidade no Eixo Atlântico

Fafe passa a ser o 22º município português a integrar o Eixo Atlântico, uma associação transfronteiriça que integra cidades do Norte de Portugal e da Galiza e que tem como objetivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões membros.

No uso da palavra, logo após a votação e admissão formal, Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, manifestou a sua satisfação e agradecimento por ver esta adesão aprovada de forma plena, garantindo “o compromisso e empenho do Município de Fafe como elemento ativo na associação”. Reafirmando a determinação de Fafe para "participar e cooperar" sublinhou a importância do Município integrar esta rede transfronteiriça unida por laços identitários de cultura e história, mas também muito fortalecida pelas relações económicas.

A integração de Fafe no Eixo Atlântico converge com a estratégia do atual mandato que aposta na promoção externa do concelho de Fafe e no seu posicionamento internacional, aliada aos propósitos de desenvolvimento económico, promoção do turismo, cultura, desporto, ambiente, transição digital, infraestruturas, política social e urbana. Inerente a este objetivo, a promoção de parcerias institucionais e o recurso a cofinanciamento estatal, comunitário ou internacional constituem recursos que o Município de Fafe poderá aproveitar positivamente.

Fafe apresentou-se com requisitos que os membros do Eixo Atlântico validaram: posicionamento territorial privilegiado, políticas de crescimento e desenvolvimento sustentável apostadas em mais e melhor indústria, mais e melhores qualificações,ensino e capacitação para a população jovem, mais e melhores políticas de apoio aos jovens e às famílias, política fiscal amigável para os cidadãos e para as empresas, qualidade de vida promotora da conciliação das diferentes dimensões da vida individual, familiar e coletiva, política ambiental e de mobilidade em progresso, e uma política social que coloca o concelho entre os que mais promovem a coesão social territorial.

Agenda do Eixo já conta com Fafe

Com esta adesão, Fafe inicia, de imediato, o envolvimento nas áreas do desporto, cultura, educação, turismo e desenvolvimento transfronteiriço. Fafe participa nos XV Jogos do Eixo Atlântico, de 30 junho a 5 julho, com 76 jovens (masculinos e femininos) oriundos de clubes locais que integrarão equipas para competir nas modalidades de natação, andebol, basquetebol e futebol de 7. O Município de Fafe estará presente no Seminário de Intercâmbio de Experiências, no âmbito do turismo, nos dias 17 e 18 de abril, que decorrerá em Vila Real. Ainda este ano, Fafe participará na VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico, de 13 e 14 de abril, em Barcelos, com a presença de um solista da Academia de Música José Atalaya (ensino articulado de música) que estará em competição com jovens músicos da euro região. Sucedem-se, ainda, as reuniões de presidentes dos municípios e as comissões especializadas (das temáticas e eixos de trabalho) nos quais Fafe já estará presente com projetos e ações.

Com a adesão de Fafe ao Eixo Atlântico, a entidade passa a ser constituída por 40 cidades e duas deputações.