102918191_2967190246661751_1316959979311467807_o.jpg
Município de Fafe apresenta “Há Música na Arcada”

“HÁ MÚSICA NA ARCADA” é o mote da programação cultural para o Verão em Fafe, apresentada, esta manhã, no centro da cidade.Este projeto, que integra um programa de animação musical para os meses de Junho, Julho e Agosto, visa animar as noites de verão e trazer de volta a expressão dos artistas locais e respetivas equipas técnicas de som, luz e audiovisual.

O Município de Fafe convidou para participar neste projeto vários projetos musicais locais, entre os quais, AM Show, Aronis Show, Café Cultural, Cristina Lima, El Senor, Ezequiel, Face B, Jepards, Grupo de Fados Água Viva, José Teixeira e Luís Leite, JU, Jepards, Nuno Marinho, Os Trates, Progeto à Parte, The Pende e Valter Lobo, sendo provável que outros se juntem a esta iniciativa.

No momento da apresentação, marcaram presença vários dos grupos convidados e promotores de espetáculos. Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explicou que “o setor da cultura foi um dos mais afetados com a pandemia COVID-19, dado o cancelamento de espetáculos por todo o país.

Cumprindo todas as medidas de segurança, pensámos numa forma de criar condições para estas pessoas puderem promover os seus espetáculos. Este projeto surge como forma de apoiar os artistas locais e também de estimular o comércio local, fazendo do centro da cidade um polo de atração cultural.”

Relembrar também que Fafe vai fazer parte de um projeto a nível nacional que leva 21 artistas a 21 cidades portuguesas. Em Fafe, iremos receber a fadista Gisela João no Teatro Cinema de Fafe.”, anunciou o autarca.

Pompeu Martins, Vereador da Cultura do Município de Fafe, explicou que o objetivo é que “comecemos todos a regressar com respeito pelas normas que se impõem no momento atual. Este será um regresso seguro com vários artistas fafenses, e, claro, com os promotores de eventos que são também parte fundamental de cada espetáculo. Estes são sinais de confiança para os artistas e para toda a população. Com todos os cuidados e respeitando as normas, vamos regressar, trazendo a cultura de novo aos fafenses.

Ate´ao dia 15 de Agosto, ao ar livre, vamos animar o nosso Verão com um conjunto de artistas das diferentes áreas musicais, desde o fado, música ligeira, música tradicional e popular, cantautores.”

Hernâni Costa, Presidente da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, aproveitou a ocasião para “louvar esta iniciativa e o facto de ser concretizada com artistas locais que têm muito valor.

Este projeto é um motivo de satisfação para o comércio local. É mais um passo que dará confiança aos nossos comerciantes e um novo estímulo às suas atividades.”

Este programa cultural realiza-se na Arcada, num espaço devidamente delimitado, sendo necessário que os espetadores sejam titulares bilhete de ingresso, a levantar na Loja de Turismo, ainda que todos os espetáculos sejam de acesso gratuito. Serão cumpridas todas as medidas de segurança definidas pela Direção Geral de Saúde para os espetáculos ao ar livre, nomeadamente a orientação 028/2020 de 28-05-2020.

Os lugares estarão previamente identificados, dando preferência a lugares sentados, cumprindo um distanciamento físico entre espetadores de 1,5 metros.