vt2ifacpekrlugtogsz29cvwiozqmhn2wcoizdzlefvjc_wygpgeqpnsdlsw9m1fkf5minbjw8uchdc72gdal3sfdytklb_w4mvxg_e.jpg
Município de Fafe distribui material informático pelos alunos

A Câmara Municipal de Fafe está a assegurar a distribuição de material informático pelos alunos que não têm acesso a esse tipo de equipamento. Para o efeito, vão ser disponibilizados mais 200 equipamentos tecnológicos.

Em colaboração estreita com os Agrupamentos Escolares e Juntas de Freguesia, a Autarquia tem feito um esforço para que nenhuma criança 'fique para trás' neste inicio do 3º período que tem "corrido dentro das espectativas, tanto quanto nos informaram os Diretores de Agrupamento na reunião que tivemos no início desta semana", revela o Vereador da Educação do Municipio de Fafe, Pompeu Martins.

O autarca garante ainda que "nada substitui a riqueza que uma aula presencial e a frequência que a escola proporciona aos alunos em matéria de aprendizagem e convivialidade com a comunidade educativa, contudo, os agentes educativos locais têm demonstrado uma grande capacidade para se adaptarem a circunstâncias tão novas e tão difíceis quanto esta por que passamos.

O esforço que os Diretores têm feito para reinventar os seus agrupamentos, o esforço dos docentes para definirem novas estratégias e novas metodologias, para as quais a esmagadora maioria nem sequer teve essa formação específica, o esforço dos alunos em se manterem presentes e aceitar todos os desafios que se lhes tem colocado e o das famílias para apoiar os seus filhos, bem como da comunidade educativa têm sido notáveis.

Penso que os fafenses se podem orgulhar da forma como todos entendemos que neste tempo de grandes dificuldades efetivamente ninguém se salva sozinho."

Recorde-se que também as Juntas de Freguesia têm tido um papel essencial, ao disponibilizarem-se para a distribuição dos conteúdos lecionados no ensino à distância pelos alunos.

A par da garantia de todas as condições tencológicas e técnicas para que os jovens acompanhem o ensino à distância, a Câmara de Fafe está também a assegurar que refeições quentes continuem a chegar aos agregados de grande vulnerabilidade socioeconómica.

"Estamos a garantir que os alunos com escalão A e B tenham acesso a refeições, em regime de take away, durante este período. É importante mantermos este apoio que sabemos que significa um alivio enorme para os agregados familiares com dificuldades."