IMG-20240301-WA0023.jpg
Município de Fafe faz balanço positivo da participação na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Fafe marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, este ano integrando a área institucional da entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, no âmbito do consórcio ‘Minho In’, acompanhando os municípios que integram a CIM Ave na ação de promoção da oferta turística do concelho.

Durante cinco dias, de 28 de fevereiro a 3 de março, Fafe apresentou-se na maior montra de turismo do país e o balanço é positivo. A representação conjunta entre municípios parceiros, tem todas as condições para acrescentar valor a médio e a longo prazo ao setor do turismo em Fafe e na região do Minho, abrindo perspetivas de melhoria à representação na BTL.

Nesta edição, o Município de Fafe apostou na promoção da gastronomia (com ações de degustação da Vitela Assada à Moda de Fafe, doces de gema e o vinho verde da região), na divulgação cultural com a apresentação do programa do Centenário do Teatro Cinema de Fafe (pequena perfomance do Teatro Passos d’Alegria com a peça ‘O Morgado de Fafe em Lisboa’ que vai estar em palco nos dias 16 e 17 de março). Apostou-se também nas Tradições, destacando os Entrançados de Palha de Fafe, com um workshop, e a ‘Lenda da Bicha das 7 Cabeças’ com uma recriação de «A Noite das 7 Pragas», pela Companhia Malazartes, e que procura afirmar-se como evento de cidade a assinalar no dia 31 de outubro.

Para a vereadora do Pelouro do Turismo, Paula Nogueira “é muito importante para o setor conceder notoriedade a Fafe, atrair a atenção e abrir caminho para que os agentes desenvolvam os seus projetos, agregando valor à oferta instalada, potenciando os produtos turísticos e recursos do nosso concelho. O objetivo é que Fafe se torne um território cada vez mais competitivo, não só por meio do investimento empresarial que tem sido feito, mas também através de ações de promoção turística. Como esta procura na BTL, estamos a seguir este caminho. No final de março estaremos presentes na Feira de Nanterre, em França, para promover, uma vez mais, o concelho junto da diáspora portuguesa”. A autarca agradeceu especialmente “a todos aqueles que permitiram concretizar esta participação, aos técnicos do Município de Fafe e às empresas e associações que colaboraram para enriquecer esta participação na BTL”.

Promovida pela Fundação AIP, a BTL é reconhecida no sector como o evento mais importante na área do turismo em Portugal e como um ponto de encontro de profissionais. O certame tem também vindo a reforçar a sua presença no calendário de feiras internacionais de turismo.