Sem título8.jpg
Município de Fafe integrou a missão estratégica “Turismo + Sustentável” em roteiro de visita técnica a Copenhaga

A Câmara Municipal de Fafe esteve representada pela Vereadora do Turismo, Paula Nogueira, no Programa Missão Estratégica Turismo + Sustentável que se realizou em Copenhaga, na Dinamarca, entre os dias 6 e 9 de setembro, numa organização promovida pela CIM Ave, no âmbito do PROVERE Amar o Minho, cofinanciado pelo NORTE 202, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A missão contou com a participação dos vereadores do turismo dos oito municípios que integram a CIM Ave e realizou-se na cidade de Copenhaga que é internacionalmente reconhecida pelas boas práticas de sustentabilidade ambiental, turismo sustentável e inovação.

Arquitetura, urbanismo, paisagismo, turismo e economia circular foram os principais tópicos norteadores da visita técnica que se iniciou com um encontro com o representante do Turismo de Portugal para os países nórdicos, Stig Kaspernsen. Seguiram-se reuniões com a equipa responsável pela gestão turística da capital dinamarquesa - «Wonderful Copenhagen» - e uma visita à «House of Green» onde a comitiva da CIM Ave foi informada sobre a estratégia de transição verde implementada pela Dinamarca.

O segundo dia de visita culminou com uma deslocação ao «Camp Adventure», um parque florestal que oferece experiências na natureza que incluem, entre outras, um circuito de escalada, glamping e uma torre – a «Forest Tower» - inaugurada em 2019 e cuja escalada permite uma observação 360 graus a 45 metros de altura sobre toda a envolvente e que se transformou num ícone turístico da Dinamarca.

No terceiro e último dias da missão a comitiva visitou projetos de urbanismo sustentável que têm contribuído para incrementar o turismo destacando-se o Bairro Nordhavn.

O Programa da Missão Estratégica Turismo + Sustentável tem como principal objetivo contribuir para o posicionamento de Portugal como destino turístico ambientalmente sustentável, competitivo e seguro, procurando sensibilizar os municípios a adotarem estratégias assentes em atividades turísticas sustentáveis do ponto de vista económico, social e ambiental, em todo o território e em linha com a Estratégia Turismo 2027.