FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
52ac360b-acdb-4054-8293-a6a2b2001bc9.JPG
Município de Fafe presente na 33ª Conferência da AEMI na Eslovénia

A Vereadora da Cultura, Paula Nogueira, representou o Município de Fafe e o Museu das Migrações (a única entidade portuguesa presente) na 33ª Conferência da AEMI (Associação Europeia de Instituições das Migrações) que decorreu no centro Atrij ZRC, em Ljiubljana, na Eslovénia, de 27 a 30 de setembro último.

A reunião alargada, organizada pela AEMI contou com o apoio do Governo Esloveno e a Agência Eslovena de Investigação e Inovação.

O Município de Fafe, que acolheu a conferência europeia em 2022, participou nos trabalhos e debates em torno do tema «Interseções das Migrações e do Trabalho - Explorando a migração laboral numa perspetiva social, histórica e de género».

A problemática das migrações por motivos laborais foi objeto de aprofundados debates nas diferentes dimensões do tema - do mercado de trabalho ao acolhimento digno dos migrantes, passando pelo papel a desempenhar pelos serviços de cultura e museus existentes nas cidades. «Mulheres, integração e migrações» foi outro dos tópicos aprofundados pelos congressistas e especialistas europeus em migrações.

Cerca de meia centena de pessoas, entre autoridades políticas, responsáveis de museus, institutos, centros de acolhimento e apoio a migrantes, universidades e serviços públicos de toda a Europa, estiveram presentes na 33ª Conferência AEMI e foram convergentes em considerar que o tema das Migrações é uma prioridade para a agenda política europeia.

A próxima reunião da AEMI realizar-se-á em setembro de 2024 no Luxemburgo. 

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt