2.jpeg
Município de Fafe promove Dia Mundial da Proteção Civil

O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai promover este mês de março as Comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, que contempla um leque variado de iniciativas.

Do programa é de realçar a Exposição de Meios e Equipamentos de Proteção Civil e Ações de Sensibilização, previsto para todo o dia de 1 de março, na Praça das Comunidades. No mesmo dia, pelas 21 horas será realizada a Apresentação Pública da Unidade Local de Proteção Civil de Freitas e Vila Cova, a segunda a ser criada no Concelho. Na manhã do dia 2 de março está prevista uma exposição e ação de sensibilização “Educação para o Risco”, na Escola Básica e Jardim de Infância de Serafão, e no dia seguinte, 3 de março, decorrerá uma Reunião Ordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil.

O sábado (4 de março) é dedicado ao Programa “Aldeia Segura-Pessoas Seguras”, com a implementação, na parte da manhã, do referido programa na Aldeia de Bastelo, União de Freguesias de Moreira do Rei e Várzea Cova, com a realização de uma sessão pública de apresentação, uma ação de sensibilização e um exercício prático de evacuação da aldeia. À tarde será realizada uma ação de sensibilização e um exercício prático de evacuação da Aldeia de Mós, União de Freguesias de Moreira do Rei e Várzea Cova.

O encerramento das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil acontece no dia 18 de março, às 10h00, com a realização de um Exercício no Heliporto Municipal de Fafe.

1 de março - Dia Internacional da Proteção Civil

O Dia Internacional da Proteção Civil foi instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e é celebrado anualmente a 1 de março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização. Em Portugal, o Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro veio instituir o Dia da Proteção Civil.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. A data visa também prestar tributo aos agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.

Programa nas imagens em baixo