Município de Fafe recebe alunos premiados nos Projetos CIM AVE

Os alunos fafenses premiados no Campeonato de Cálculo Mental Hypatiamat e na Plataforma Digital + Cidadania, promovidos pela CIM do Ave, no âmbito do PIICIE do Ave e do Norte 2020 foram recebidos nos Paços do Concelho do Município de Fafe pelo Presidente da Autarquia, Raul Cunha, e pelo Vereador da Educação, Pompeu Martins.

Na ocasião marcaram também presença a Professora Célia e a Professora Jacinta, que acompanharam os alunos premiados, ambos do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira. A premiada na Plataforma + Cidadania - Iniciativa Nacional "Mais tempo em família" foi a aluna do 1º Ciclo, da Turma SJor2, da EB1 JI de S. Jorge, Mariana Lopes. O aluno vencedor do III Campeonato de Cálculo Mental do Hypatiamat, foi o Diego Simão, do 2º Ano da Escola Professor Carlos Teixeira.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, felicitou os alunos, desejando votos de muito sucesso.

Em nome de todos os fafenses, quero dar-vos os nossos parabéns pelos resultados alcançados nestas provas.

O Projeto Hypatiamat e a Plataforma + Cidadania são iniciativas promovidas pela CIM do Ave, com o apoio das Autarquias, e que procuram estimular os nossos alunos em várias valências do ensino, utilizando técnicas inovadoras e estimulantes.

Ficamos muito satisfeitos por ver Fafe tão bem representado nestes projetos. É de salientar a vossa dedicação e empenho. Espero que o futuro vos reserve muito sucesso que, como sabem, só se alcança com trabalho.”

Recorde-se que o Projeto Hypatiamat pretende promover o ensino/aprendizagem da Matemática mediante a utilização e a integração das novas tecnologias em sala de aula, e através dos recursos disponíveis numa plataforma digital.

Este projeto dispõe de uma sólida componente curricular e de vários materiais, tais como, apps,vídeos, pdfs, de apoio ao ensino e aprendizagem da matemática, capazes de serem recursos para docentes, bem como para encarregados de educação.

Por sua vez, a Plataforma + Cidadania tem por objetivo diminuir o abandono escolar e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade. Esta plataforma procura promover um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, que seja facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias, envolvendo os diversos atores da comunidade educativa, responsáveis pelo desenvolvimento biopsicossocial das nossas crianças.

Recorde-se que tendo em conta o trabalho desenvolvido por todos os professores dos diferentes ciclos de ensino, durante o último ano letivo, e em particular durante o período de confinamento, e tendo em conta o esforço que os docentes fizeram, para, na sua maioria, adquirir competências o âmbito das tecnologias da informação para tornar possível o ensino à distância, num investimento de readaptação de meios, com sacrifício até financeiro, verificando-se uma entrega absoluta, sem olhar a horários pré estabelecidos e a condições anteriormente tidas como normais, o Conselho Municipal de Educação aprovou, por proposta da Câmara Municipal, e em unanimidade, um voto de louvor a todos os professores que exercem as suas funções no concelho de Fafe.