850_1663A.jpg
Nova Unidade Local de Proteção Civil em Freitas e Vila Cova com parecer favorável

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Fafe reuniu ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, e com a presença do Vereador Raul Cunha. Na abertura da Reunião, Antero Barbosa realçou os investimentos municipais na área da proteção civil, nomeadamente que o município se encontra a ultimar o projeto de requalificação e ampliação do edifício de apoio ao Heliporto Municipal de Fafe, uma infraestrutura importante no que diz respeito à operação de meios aéreos de combate aos incêndios rurais, que se encontra a terminar a primeira fase da obra do Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil, bem como informou que no próximo ano serão reforçados os recursos humanos do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Como primeiro ponto da ordem de trabalhos, foi emitido parecer favorável da Comissão para a criação da Unidade Local de Proteção Civil de Freitas e Vila Cova, a segunda a ser constituída no nosso concelho depois de Agrela e Serafão que já têm a sua unidade a funcionar desde 2018. O Presidente da Câmara felicitou a Junta de Freguesia de Freitas e Vila Cova pela iniciativa de criação da Unidade Local de Proteção Civil, lançando o desafio para a criação de mais unidade deste tipo noutras Freguesias. De salientar que a criação destas Unidade Locais de Proteção Civil tem em vista a organização da Proteção Civil no seu patamar de base, a nível local, das pessoas e das instituições próximas, incidindo no princípio da organização e da gestão dos recursos consoante as necessidades.

Foi aprovado nesta reunião o Relatório da Subcomissão Permanente de Incêndios Rurais, num ano mais complexo ao nível dos incêndios rurais comparativamente aos anos transatos, que exigiu um trabalho acrescido e um papel de maior importância desta subcomissão, bem como um esforço e trabalho acrescido por todos os agentes de proteção civil e entidades envolvidas no combate aos incêndios rurais.

Por fim, foi abordada a questão relativa ao início do processo de revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Fafe, este que será agora revisto de acordo com nova legislação relativa à elaboração deste tipo de documentos, documento este nos quais as autoridades de proteção civil definem as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil.