-_POST-02.jpg
O Dia Internacional das Cidades Educadoras em Fafe

O Município de Fafe associa-se, mais uma vez, às comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se celebra no próximo dia 30 de novembro, subordinado ao tema "A cultura, fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora".

Fafe reafirmará, neste dia de celebração da Educação, o compromisso do nosso concelho como Território Educador, que se empenha em proporcionar aos seus cidadãos uma formação plena, em todas as fases do ciclo de vida.

As instituições educativas formais, nas quais se incluem os três Agrupamento de Escolas do concelho (Professor Carlos Teixeira, Fafe e Montelongo), são determinantes para o sucesso deste desígnio e, por este motivo, toda a comunidade escolar está desafiada a envolver-se no programa geral.

É neste registo que no dia 30 de novembro, o Presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa e a Vereadora da Educação, Cultura e Juventude, Paula Nogueira, irão iniciar as celebrações, proferindo uma alocução sobre a efeméride. Pelas 9h30 é hasteada a Bandeira Cidade Educadora nos Paços do Concelho com a participação de um aluno/a da Academia de Música José Atalaya. Logo após este momento, a Escola Bailado de Fafe apresentará um espetáculo de dança nos Paços do Concelho.

A Academia de Dança Nun’Álvares apresentará, na Escola Secundária de Fafe, e nos dois intervalos maiores no período da manhã e da tarde, um espetáculo de dança.

Pelas 11h00, decorrerá na Biblioteca Municipal, uma peça teatral, com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Montelongo, destinado a alunos da Educação Pré-Escolar, sob orientação de Rui Rodrigues.

No Arquivo Municipal decorrerá uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Fafe. Também serão expostos trabalhos em azulejos da autoria dos alunos do 3º ciclo Ensino Básico das Escolas Professor Carlos Teixeira e EB Professor Carlos Teixeira.

Durante a tarde, às 14h30, o Coro dos Alunos da Academia de Música José Atalaya irá interpretar o Hino Nacional das Cidades Educadoras, no Teatro-Cinema. Este momento será transmitido em direto, via streaming nas redes sociais do Município. No local seguir-se-ão vários momentos de poesia, teatro e música por parte dos alunos, com a colaboração das professoras Goretti Pereira e Leonor Freitas, sob a orientação do ator e encenador Rui Rodrigues. A Escola Bailado de Fafe irá brindar a população com mais um espetáculo de dança. A CERCIFAF também participará neste momento, com espetáculos de teatro e de música.

O programa comemorativo da Cidade Educadora inclui uma série de sessões de informação, sob o tema “História e os Símbolos da Bandeira da Cidade de Fafe”, promovido pelo Arquivo Municipal, conduzida por Mónica Guimarães, técnica arquivista municipal, tendo como público-alvo os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das várias escolas do concelho.

Destinado à população sénior do concelho será apresentado o regulamento do concurso de fotografia “Como vejo Fafe” cujos trabalhos serão admitidos até 31 de dezembro.

Destaque ainda para as Oficinas Criativas da Trança da Palha, uma parceria entre várias freguesias do concelho de Fafe, e que contara com a participação da Unir Fafe, o Centro de Convívio de Revelhe e o Instituto de Design de Guimarães, que decorrerão na Biblioteca Municipal, entre as 14h30 e as 16:00.

A preparação do programa evocativo do Dia Internacional das Cidades Educadoras dinamizado pelo Município de Fafe teve como principal foco as escolas e o envolvimento da comunidade, representada pelas diversas associações e entidades, procurando tornar evidente o compromisso de todos com a cultura e a educação, enquanto ferramentas políticas de transformação social.

Fafe é, por direito próprio, uma Cidade Educadora, integra a rede nacional e internacional. A cultura e a arte são apostas significativas na educação formal e informal, no processo de transição para a vida ativa e na aprendizagem ao longo da vida. O Município de Fafe tem investindo ao longo dos anos na disponibilização de recursos humanos, técnicos e financeiros, que potenciam uma articulação consonante com o desenvolvimento articulado dos sistemas educativo, laboral, social e ambiental.

Enquanto Cidade Educadora, Fafe assume o dever de promover a igualdade de acesso às oportunidades de enriquecimento formativo, numa lógica de equidade e justiça social.