site (1).png
O Município de Fafe deseja a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo!

Mensagem de Boas Festas do Senhor Presidente

Após dois anos de pandemia esperávamos recuperar a normalidade das nossas vidas.

Fomos colocadas à prova. Com esforço coletivo superámos todos os obstáculos, mas a imprevisibilidade veio dificultar, não só a vida de cada um, como também a decisão, o planeamento e a programação da ação municipal. E num momento em que sentíamos a recuperação desencadeou-se, na Europa, uma guerra impiedosa que tem semeado o horror, a morte, a miséria e agravou a instabilidade. A guerra na Ucrânia introduziu o medo nos nossos dias e arrastou-nos, a todos, de forma global, para uma crise com aumento dos preços dos bens essenciais e das taxas de juro, que se repercutem no agravamento de dificuldades, sobretudo, para as pessoas, famílias, empresas e territórios já de si mais fragilizados.

Fafe e os fafenses perfilaram-se entre os primeiros a acolher e a ajudar os cidadãos ucranianos que procuraram refúgio entre nós e aqui têm vivido, e trabalhado.

Fafe é um grande concelho pela força socioeconómica, pela localização geográfica, pela cultura e tradições, pelo que somos. Sobretudo, pelo que somos como fafenses, gente de trabalho, coragem , determinação e resiliência. A terra da justiça é também uma terra de gente justa, solidária e de elevado carater humanista. Estamos a receber dezenas de emigrantes, sobretudo vindos do Brasil, que aqui procuram refazer as suas vidas. Fafe, que também é reconhecida como a «terra dos brasileiros de torna viagem» é agora colocada à prova da sua própria história e identidade.

O melhor que temos e somos é aquilo que somos como pessoas e o amor que sentimos pela nossa terra.

Após um ano de profundas transformações, desafios e imprevisibilidades, e chegados ao Natal, importa refletir sobre o que podemos fazer para tornar Fafe num concelho onde vale a pena viver, trabalhar, estudar e ambicionar por um futuro melhor para todos. Cada um de nós é ator principal nesse caminho de ação.

O Município de Fafe, a que presido, trabalha nesse sentido, mas sempre com a consciência de que o desenvolvimento, o progresso, a melhoria da qualidade de vida não podem deixar ninguém para trás.

Natal significa paz e amor, família e amigos. Natal é a celebração da fraternidade e da solidariedade. Desejo que estes valores e princípios estejam presentes em todos os fafenses.

Que o Ano Novo que se aproxima seja uma página livre para renascermos com esperança num tempo melhor.

Em meu nome, e em nome do Município, desejo a todos um Bom Natal e um Feliz Ano Novo.

Antero Barbosa,

Presidente da Câmara Municipal de Fafe