Cartaz-Soledade-Summavielle.jpg
Obra completa de Soledade Summavielle apresentada na Biblioteca Municipal

O Núcleo de Artes e Letras de Fafe promove a apresentação do livro "Soledade Summavielle - Obra completa (poesia e prosa)", edição do NALF, com recolha, introdução e notas de Artur Ferreira Coimbra, na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Fafe. A anteceder, regista-se a abertura da exposição "Fios de Poesia", sobre Soledade e um momento musical a cargo da Academia de Música José Atalaya.

A apresentação da obra completa de Soledade, um projecto acalentado pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe há alguns anos, surge a propósito da data do nascimento da poetisa maior do universo fafense. Soledade Summavielle nasceu em 7 de Dezembro de 1907, há 116 anos e faleceu em 7 de fevereiro de 2000, aos 92 anos. Data redonda é também a evocação dos 60 anos sobre a publicação do seu primeiro livro de poesia, "Sol Nocturno", em 1963. A longa existência de Soledade foi dedicada inteiramente à arte: foi cantora lírica, tendo actuado em grandes palcos nacionais, e também ceramista, mas seria na poesia que mais se salientaria a sua actividade artística.

É dos poetas fafenses a única que atingiu verdadeira expressão nacional, em resultado da qualidade da sua obra poética que se dispersa por cerca de três décadas e uma dezena de obras publicadas que a singularizam como uma das vozes mais fortes, únicas, autênticas e emotivas da poesia portuguesa.

Analisaram e enalteceram a sua poesia figuras cimeiras da literatura nacional, como Jacinto do Prado Coelho, João Gaspar Simões, Domingos Monteiro, Hernâni Cidade, Natércia Freire, Ferreira de Castro, António Gedeão, Ana Hatherly, Lauro António, Urbano Tavares Rodrigues ou João de Araújo Correia, entre muitas outras.

A obra agora publicada inclui uma introdução inicial que sintetiza a vida e obra artística de Soledade, reproduzindo os dez livros de poesia publicados por Soledade Summavielle ao longo da sua vida literária, entre 1963 e 1991, num total de 314 poemas, a que se acrescentam mais 5 poemas publicados em jornais e coletâneas do Núcleo de Artes e Letras de Fafe.

Acrescentam-se nove textos em prosa, que alargam a dimensão do labor literário de Soledade Summavielle, para campos diferentes do exercício da poesia.

Este livro, que cremos representar um notável contributo para o conhecimento, valorização e divulgação da vida e sobretudo da obra de Soledade Summavielle, tem em seu propósito constituir uma homenagem ao nome maior das letras fafenses e do mesmo passo fixar o seu nome luminoso no património imaterial do concelho e do país.

Além da apresentação da obra que sintetiza toda a vida literária da poetisa, serão lidos poemas de Soledade Summavielle. Os fafenses estão convidados para este evento de entrada livre.