810_8044a.jpg
Obras de requalificação da Capela Mortuária de Quinchães foram inauguradas

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, esteve, na tarde de ontem, em Quinchães para a inauguração das obras de “Requalificação e Ampliação da Capela Mortuária” da freguesia.

Uma obra realizada ao abrigo de um protocolo/contrato de financiamento celebrado entre a Direção Geral das Autarquias Locais e a Comissão Fabriqueira, no âmbito do programa de reabilitação de equipamentos, e o apoio da Câmara Municipal, que ascende os cerca de 106 mil euros, consistiu numa ampliação que integrou a edificação existente, incluindo ainda a criação de uma sala de corpo presente, um espaço de recato, uma sala de acolhimento, instalações sanitárias e ainda uma área de arrumos.

A cerimónia de inauguração contou também com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, do Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Mota, e do Pároco da freguesia, Padre Luís Baeta, e do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

O Presidente da Câmara Municipal relembrou a importância desta obra para a freguesia, destacando que “o resultado daquilo que acontece quando as vontades e as circunstâncias se conjugam. Saliento a disponibilidade do Governo em querer apoiar estas obras que são investimentos muito úteis para as pessoas; a vontade do Município e da Junta de freguesia e o esforço dos paroquianos em unir as mãos e fazer com que as coisas aconteçam e a esperança se concretize.

Esta Capela Mortuária insere-se numa vontade que o Município tem, desde 2013, de equipar as freguesias com espaços que permitam às pessoas fazer o seu luto, honrar os seus defuntos, em condições adequadas. Temos este projeto de ir ajudando e dando o nosso contributo para que todas as freguesias tenham um espaço digno como este e estamos muito satisfeitos por ver mais uma obra nascer, fruto de uma parceria tão importante como esta.”

Na ocasião, o Secretário de Estado quis destacar “a parceria , este congregar meios e vontades para chegar a determinado fim que satisfaça toda a comunidade. Esta obra representa isso: o darmos as mãos e sermos parceiros na construção deste equipamento. Um equipamento que servirá a todos, católicos e não católicos, a toda a população. E o que aconteceu aqui foi muito importante, cada um deu aquilo que pôde para um bem comum.

Fico muito feliz por ver esta obra ser inaugurada e que ficará ao serviço de todos.”

Pedro Mota, Presidente da Junta de Freguesia de Quinchães, garantiu “que continuaremos a dar a nossa colaboração neste tipo de inciativa que valorizam a nossa freguesia e nos envaidecem. O meu obrigado a todos que colaboraram na concretização desta obra.”