810_3128a.jpg
Obrigado Fafe!

Terminados estes dois mandatos, quero manifestar a grande honra que foi para mim ter exercido as funções de Presidente da Câmara de Fafe, num espírito de missão.

Foram oito anos marcados por dificuldades internas e externas, relacionados com os constrangimentos legislativos e financeiros impostos pela Troika e depois pela situação sanitária que nos atingiu com esta situação pandémica da doença provocada pelo COVID-19.

Ao longo destes 8 anos, tivemos a preocupação de servir Fafe e os Fafenses mais e melhor, com uma atitude de serviço de permanente busca do que é melhor para Fafe, colocando sempre as pessoas no centro das nossas políticas.

Trabalhámos com dedicação e afinco para termos um concelho mais desenvolvido, mais coeso, mas solidário e mais atrativo.

Na área social saliento o reforço dos programas sociais e o seu fortalecimento com a criação de programas novos como o Programa Municipal de Apoio à Renda e ao Crédito bancário, o Programa Municipal de Emergência Social, o Programa de Bolsas de Estudo para Alunos de Ensino Superior, a criação e desenvolvimento de uma rede de Centros de Convívio para idosos o seu apoio para a instalação e acompanhamento com uma equipe técnica multidisciplinar, o Programa de Transporte de Doentes e Pagamento de Medicamentos às famílias menos favorecidas, entre muitos outros.

Saliento também a requalificação completa do Bairro da Cumieira num investimento de cerca de 10 milhões de euros e uma intervenção em 245 habitações, bem como na reabilitação urbana do espaço exterior tornando aquela zona degradada da cidade numa zona agradável onde será bom viver.

Requalificámos a Rua Raúl Brandão e arruamentos adjacentes, o Bairro do Retiro, a Praça 25 de Abril, o Parque 1.º de Dezembro, abrimos um novo acesso que liga o Parque 1.º de Dezembro ao Parque da Cidade, requalificámos e ampliámos o Parque da Cidade, entre muitas outras intervenções.

A nível de edifícios, recordo a construção do edifício para instalação do Destacamento de Fafe da GNR; a construção do novo Mercado Municipal; a requalificação do Parque Municipal de Desportos; do Pavilhão Municipal, do edifício da Câmara Municipal, a construção do edifício Multifuncional, sito na rua Amália Rodrigues, e a construção das novas instalações de alojamento animal do Canil Municipal.

Na área da educação, lembro os trabalho de ampliação do Centro Educativo Montelongo, a construção do Centro Educativo Prof. Carlos Teixeira e da Escola Secundária de Fafe, bem como a requalificação generalizada da quase totalidade do parque escolar do concelho, ao mesmo tempo que apoiámos o combate ao insucesso escolar e criamos novos modelos e formas de aprendizagem.

Ao nível das vias, saliento as dezenas de Kms de vias requalificadas, com particular nota para as Estrada do Saibro em Regadas; a Avenida de ligação de Silvares S. Martinho a Antime e Silvares S. Clemente; a ligação da estrada nacional ao centro freguesia de Paços; a Rua de Bouças em Travassós, a Avenida Cónego Valdemar Gonçalves em Sta. Cristina e muitas e muitas outras em todas as 25 freguesias do concelho, com um investimento total superior a vinte milhões de euros.

A nível do apoio às empresas e ao estímulo da actividade económica vale a pena referir a construção do Nó de Acesso à Zona Industrial de Arões / Golães, criando assim condições para o seu crescimento; ampliámos a Zona Industrial do Socorro onde actualmente está a nascer um grande projeto industrial com um investimento estrangeiro de mais de cinquenta milhões de euros, e ainda demos os primeiros passos para a criação da Zona Industrial de Regadas.

De referir também os múltiplos apoios excepcionais relacionados com a actual situação de Pandemia e que foram muitos e variados.

Na questão do saneamento tivemos um investimento em redes de mais de cinco milhões de euros com instalação de saneamento em várias zonas e freguesias do concelho mais populosas e que ainda não dispunham deste importante serviço.

Procurámos divulgar e desenvolver a atividade cultural e turística de Fafe, através da promoção da marca Fafe e da realização de vários eventos nacionais e internacionais de natureza cultural, desportiva e associativa, que chamaram a Fafe muitos visitantes.

Mantendo as políticas de descentralização, a Câmara Municipal de Fafe colocou os recursos financeiros à disposição das Juntas de Freguesia, através da assinatura de contratos interadministrativos, no valor global anual de 2 milhões de euros, para que estas pudessem concretizar os projetos que nas suas freguesias mais falta fizessem.

Tudo isto e muitas outras coisas foram feitas nestes mandatos que não cabem aqui neste momento, sempre mantendo as contas certas e equilibradas, sem dívidas a fornecedores ou pagamentos em atraso, com uma capacidade de endividamento de 30 milhões de euros, com uma fiscalidade no que depende dos municípios nos valores mínimos e continuando a devolver aos fafenses 2% do IRS.

Executámos tudo isto, contando sempre com o profissionalismo, competência e dedicação dos trabalhadores do Município. Sabemos que sem eles a realização deste programa seria mais difícil, mas também conhecemos o seu amor a Fafe e às suas gentes.

Trilhámos uma trajetória de crescimento e de desenvolvimento para o nosso concelho.

Tudo isto porque queremos para Fafe sempre mais e melhor!

Consulte aqui a 'Revista Uma Autarquia próxima das pessoas', que retrata a síntese do trabalho executado nos últimos dois mandatos.