dsc_1091.jpg
Organização Internacional do Trabalho (OIT) homenageada no Terra Justa

Auxílio a reclusos será outro grande tema em evidência no Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade que decorre de 3 a 6 de abril

A edição de 2019 do Terra Justa - Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade, promovido pelo Município de Fafe, vai decorrer entre 3 e 6 de abril. Trabalho, Liberdade e Saúde são os temas centrais desta edição que decidiu homenagear a Organização Internacional do Trabalho, a Obra Vicentina de Auxílio ao Recluso e ainda o anterior diretor geral de saúde, Francisco George, bem como, a título póstumo António Arnaut.

No ano em que celebra o seu centenário, a OIT é a instituição escolhida para ser homenageada no Terra Justa, pelo papel que esta agência internacional tem tido na promoção do trabalho em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas. A OIT conta com cerca de 2 centenas de países, com dezenas de escritórios espalhados pelo Mundo e tem sede em Genebra na Suíça.

A problemática das prisões e dos reclusos merece também especial destaque na edição de 2019. No dia 4 de abril, segundo dia do evento, estará em evidência a OVAR - Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos, organização fundada em 1969, prestes a fazer 50 anos e que recebeu, em dezembro último, o Prémio Direitos Humanos 2018, da Assembleia da República. Manuel Almeida Santos, presidente da OVAR desloca-se a Fafe para a cerimónia, prometendo debater e trazer a público realidades “desconhecidas e fraturantes” sobre o sistema.

O pai do SNS, António Arnaut será homenageado, a título póstumo, numa cerimónia que terá lugar a 5 de abril. Nesse mesmo dia, Francisco George será também distinguido, pela entrega de uma vida ao Serviço Nacional de Saúde.

Seja por via das homenagens, dos debates, das conferências, das inúmeras atividades culturais, das exposições, ou simples conversas de café por onde já passaram várias personalidades que dedicaram a sua vida a uma causa ou que defendem valores universais, o objetivo é que "todos paremos para pensar", como sublinhou na primeira edição o Professor Eduardo Lourenço.

O centro da cidade é durante o Encontro Internacional Terra Justa, "decorado" com factos, figuras, textos e histórias reais que se relacionam com os grandes valores e causas da humanidade. Os homenageados são, ainda, convidados a depositar num mural em granito, uma mensagem que só será aberta 25 anos depois. Muitas das iniciativas decorrem em espaços informais como cafés, jardins ou outros espaços públicos e as homenagens institucionais têm lugar no magnífico Teatro Cinema do XIX.

Por Fafe passam, desde 2015, figuras de renome, e têm sido homenageadas grandes instituições de cultura e solidariedade. Refira-se que já foram homenageadas presencialmente no Terra Justa pessoas e instituições que representam o espírito do Terra Justa, nomeadamente: António Guterres, Secretário-geral da ONU; Óscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo das Honduras, presidente (à época) da Caritas Internacional e ainda Coordenador do Conselho de Cardeais para a reforma da Igreja, criado pelo Papa Francisco; Maria de Jesus Barroso Soares, Presidente (à época) da Fundação Pro-Dignitate;  Mussie Zerai (conhecido por ser o 112 do Mediterrâneo e que já salvou centenas de refugiados) ;  Tareke Brhane, Presidente do Comitato Tre Ottobre (ativista sobre a questão dos refugiados). ; Amnistia Internacional ; Médicos do Mundo ; UNICEF ; Instituto de Apoio à Criança; Rede Talitha Kum (de apoio a mulheres em risco de vida) ; AGENZIA Habeshia (trabalha com refugiados no Mediterrâneo); Fundação Champalimaud ;  Fundação Calouste Gulbenkian ; Enfermeiras paraquedistas portuguesas (na guerra colonial) ; Capacetes Brancos da Síria;  Human Rights Watch ; Maria de Lourdes Pintasilgo (título póstumo), entre muitos outros convidados de renome nacional e internacional.

Conheça o programa completo em baixo.