eco-freguesias.jpg
Paços e Fornelos são Eco-Freguesias XXI

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.
Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações e projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.

As freguesias fafenses de Paços e Fornelos foram galardoadas na edição de 2021 e receberam a Bandeira Verde pelo trabalho desenvolvido na incrementação da sustentabilidade local, em conformidade com a Agenda 2030.

O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, felicitou a freguesia de Fornelos "pela renovação deste galardão e a freguesia de Paços pela estreia com sucesso neste projeto, que honra Fafe e os fafenses".

O autarca recordou que "Fafe conta também com um eco-agrupamento, graças às iniciativas que têm sido desenvolvidas com a comunidade educativa na área do ambiente e da sustentabilidade, envolvendo as crianças e os jovens do nosso concelho".

A entrega dos galardões decorreu esta segunda-feira, em Pombal, numa sessão que contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.