DSA_6543.JPG
Praia de Albufeira de Queimadela distinguida com Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo

A Associação Bandeira Azul Europa (ABAE) acaba de distinguir a Praia de Albufeira de Queimadela com Bandeira Azul, símbolo que atesta a sua qualidade e distingue o esforço pelo desenvolvimento sustentável e respeito pelo ambiente. Esta é a quarta vez que a praia fluvial de Fafe recebe este galardão, depois de ter sido distinguida em 2021, 2022 e 2023.

Recorde-se que a praia fluvial da Barragem da Queimadela detém igualmente a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos”, um programa que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas, e a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro”, que atesta a qualidade das suas águas.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul é composto por diversas entidades da administração pública e da sociedade civil, tendo como missão avaliar as candidaturas ao Programa Bandeira Azul e submeter as aprovadas ao Júri Internacional.

Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela

Com uma área de 11 hectares, a Albufeira da Barragem da Queimadela garante uma experiência turística de excelência, oferecendo uma praia fluvial, um passadiço ao longo das suas margens, parques de merendas e condições para a prática de desportos náuticos não poluentes.

Disponibiliza ainda percursos pedestres de pequena rota e uma Zona de Concessão de Pesca Desportiva. Para todos aqueles que gostam de acampar e descansar num local seguro e agradável, existe na envolvência da albufeira um Parque de Campismo e Caravanismo.

Nesta praia fluvial, está disponível uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com mobilidade condicionada possam entrar na água, ir a banhos e fazê-lo de uma forma segura, com o apoio dos nadadores salvadores, usufruindo, assim, de um espaço que é de todos. A par disso, estão disponíveis um bar de apoio, mesas e bancos para piqueniques, um local para churrasco, zonas sombreadas e um conjunto de atividades lúdicas acessíveis.