Destaque Site Agenda de Março.jpeg
Programação cultural do mês de março

O mês de março será marcado pela realização do Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto. A edição de 2023 acontece de 10 a 12 de março e arrancará com uma super especial noturna pelas ruas do centro de Fafe, regressando ao Concelho no dia 12, data em que está prevista a passagem no famoso troço da Lameirinha (PEC 13 às 10h05 e PEC 17 às 16h05). Com um total de 56 inscritos na competição, o programa contempla 17 classificativas em três dias, passando pelos cinco concelhos das regiões do Minho e de Trás-Os-Montes. Fafe será o ponto nevrálgico da prova, pois é nesta cidade que se situam o parque fechado, as zonas técnicas e de assistência.

O mês marca ainda a inauguração de duas exposições no Arquivo Municipal de Fafe, ambas de entrada livre. De 10 de março a 21 de maio, estará patente a exposição "Conversar. Entre o Corpo e a Palha" que resulta da residência artística concebida pela canadiana Julie Lambert para a bienal Contextile 2022, em Guimarães, com a cooperação do Museu da Palha de Fafe e artesãs locais. De 17 de março a 21 de maio, será possível visitar a exposição "Hospital de São José: 160 anos ao serviço da comunidade". Promovida pelo Município, a mostra visa retratar as 16 décadas de vida do Hospital, exaltando a sua história e impacto na comunidade fafense, nomeadamente através da partilha de diferentes testemunhos.

O Teatro-Cinema recebe a 17 de março, sexta-feira, o concerto multimédia "O Violino de Auschwitz" protagonizado por Maurizio Padovan, violinista, músico, historiador e professor de música e de dança, e que visa despertar consciências para os factos históricos e a maior tragédia do século XX. Em memória de Aristides de Sousa Mendes e de todos os portugueses vítimas do Holocausto, as execuções musicais, recontos, imagens e filmagens revelarão aspetos curiosos e inéditos da política cultural da ditadura nazifascista e dos horrores dos campos de concentração. O concerto está agendado para as 21h30 e tem entrada livre.

No dia 18 de março, o Teatro-Cinema de Fafe recebe a Gala Ardina de Ouro promovida pelo jornal Notícias de Fafe.

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia e o inicío da primavera, a Biblioteca Municipal de Fafe promove a partir do dia 21 de março a exposição "Justo, o espantalho poeta". A participação destina-se a Escolas do Concelho, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Coletividades do Concelho e Juntas de Freguesia. Os Espantalhos estarão expostos ao público entre 21 de março e 21 de abril, no Jardim do Calvário.

De 23 a 26 de março, o Pavilhão Multiusos de Fafe será palco da ronda de apuramento para a 3.ª edição do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19. Nesta fase de qualificação, Portugal vai enfrentar, no Grupo 3, a Bielorrússia (23 de março, 19h00), Kosovo (24 de março, 19h00) e Eslováquia (26 de março, 17h00). A Seleção Nacional chega a Fafe no dia 20 de março, onde estará em estágio até ao primeiro jogo. Apenas os vencedores dos grupos marcarão presença na fase final do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 que será disputada na Croácia, de 3 a 10 de setembro.

O Teatro-Cinema de Fafe recebe no próximo dia 25 de março, sexta-feira, às 21h30, o espetáculo multimédia "Ópera em 16 atos: Poemas Zen de Herberto Helder" da autoria de Vítor Rua e interpretado pelo “Coletivo Phoebus”. Com coordenação artística de José Teixeira, a obra resulta num espetáculo onde surge a luminotécnia, o vídeo, a performance e a música, sempre num tom ambientalista e relaxante. Os instrumentistas dispersos pelo espaço, submersos em plantas e irradiados por uma tonalidade verde, são conduzidos ao longo da obra pela voz da

soprano Andrea Conangla Fernandes numa criação onde o materialismo do Ocidente se cruza com o espiritualismo Oriental. Os bilhetes para o espetáculo têm o custo de 5 euros e estão à venda na Ticketline.

O Salão Nobre do Teatro-Cinema acolhe, até 31 de março, a exposição de desenhos "Olhar", da autoria de Rui Rodrigues de Sousa, licenciado em Arquitetura, professor de Artes Visuais e dedicado ao Desenho. A mostra tem entrada livre.

O mês termina com um concerto de Primavera promovido no dia 31 de março, no Teatro-Cinema de Fafe, apresentado pela Academia de Música José de Atalaya. A entrada é livre.

Consulte todos os detalhes no cartaz.