500_6471a.jpg
Projeto "Café Cultural Residências Artísticas" 2022: primeiros murais pintados a graffiti apresentados na Praça das Comunidades

Foram hoje apresentados na Praça das Comunidades, os primeiros murais pintados a graffiti e realizados no âmbito da edição 2022 do projeto “Café Cultural Residências Artísticas”. No local, marcaram presença os autores das criatividades - o artista mexicano Israel Guerra Romero (Spike) e a artista brasileira Giuliana Yoshimura Pestana (Mura) –, assim como Vicente Coda, curador e criador do projeto, e Paula Nogueira, vereadora da Cultura do Município.

Projeto “Café Cultural Residências Artísticas”: enquadramento

O Café Cultural Residência Artísticas é uma plataforma sociocultural de incentivo e fomento à arte urbana nacional e internacional e que tem como propósito oferecer ao público uma maior reflexão sobre o processo de elaboração da arte urbana e o ser artista. Presente em Fafe há cinco anos, esta iniciativa vem oferecendo à comunidade fafense um novo olhar sobre o graffiti através de criações levadas a cabo por artistas qualificados e reputados da street arte, que estendem a sua atuação a workshops ministrados por eles em diversas instituições para públicos distintos.

Os primeiros murais foram realizados na Praça das Comunidades, em seguida migraram para o Parque da Cidade, havendo também um mural realizado na Barragem de Queimadela em agosto de 2020. Para a realização da programação do “Café Cultural Residência Artísticas 2022”, a curadoria resgatou oito artistas que foram selecionados em 2019, através de um edital de candidatura para participarem em 2020 e, que não puderam participar por causa da COVID-19.

Importa referir que, além das realizações dos murais, já a partir do mês de junho, o Projeto Café Cultural Residências Artísticas iniciará workshops ministrados pelos artistas residentes com os alunos da CerCifaf e outras instituições educacionais.